FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240023

Palavras-chave:

Perspectiva histórico-cultural, Educação Física Escolar, Educação inclusiva, Formação de Professores

Resumo

Este artigo aborda a temática da Educação Inclusiva com foco na formação de professores da área de Educação Física que atuam no ensino de alunos com deficiência. A pesquisa, de caráter qualitativo, pauta-se teórica e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. O objetivo geral desta investigação é compreender a trajetória formativa de professores de Educação Física para atuarem junto a alunos com deficiência, especificamente: 1. Como se deu a formação e possíveis implicações para a atuação no contexto da Educação Inclusiva e 2. Desafios que os professores encontram para lidar com alunos com deficiência no cotidiano da escola comum. Participaram do estudo seis professores formados em Educação Física que atuam na rede de educação básica, pública e privada de um município paulista, e que têm em suas turmas estudantes com deficiência. Os dados foram construídos em entrevistas semiestruturadas gravadas e posteriormente transcritas. Em consonância com os princípios metodológicos da teoria histórico-cultural, a análise explicativa possibilitou identificar entraves no processo formativo inicial, tais como: poucos conteúdos sobre a temática do ensino para alunos com deficiência; e disciplinas muito teóricas e apartadas da realidade escolar. Os professores destacaram ainda: falta de apoio por parte da gestão educacional e necessidade de formação continuada, sendo que, no contexto escolar, deveriam ser criados espaços formativos. O estudo permitiu identificar demandas formativas dos professores de Educação Física e os desafios que encontram no cotidiano escolar, contribuindo com reflexões sobre suas necessidades formativas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Waldomiro dos SANTOS, Universidade São Francisco - USF

    Graduada em Educação Física Bacharelado e Licenciatura pela Faculdade de Ensino Superior de Bragança Paulista (2014 -2015); Pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Avaliação física, pela Faculdade de Ensino Superior de Bragança Paulista (2018). Professora e tutora online do Curso de Educação Física EAD - Universidade São Francisco ( 2019 até data atual); Mestranda em Educação pela Universidade São Francisco ( USF) de Bragança - Paulista (2021); Graduada no nível I, II e III no curso de habilitação técnica em natação adaptada , pela Educação Paralímpica - Comité Paralímpico Brasileiro; Técnica da seleção Brasileira de Jovens de natação paralímpica - World Séries na Dinamarca – Kopenhagen, 2018. Instrutora de Pilates módulos Matt Pilates e Pilates de Equipamentos pela Pilates Institute South America (2016).

  • Ana Paula de FREITAS, Universidade São Francisco - USF

    Doutora em Educação pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Professora da Universidade de São Francisco – USF.

Referências

ANDRADE, José Milton Azevedo; FREITAS, Ana Paula de. Possibilidades de atuação do professor de educação física no processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 4, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/64231. Acesso em: 24 mai. 2023.

ANPED. Manifesto GT 08 e Anped: parecer CNE para BNC-Formação Continuada. Rio de Janeiro, 18 jun. 2020. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/manifesto-gt-08-e-anped-parecer-cne-para-bnc-formacao-continuada. Acesso em: 20 mai. 2023.

BISCONSINI, Camila Rinaldi; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. A Prática como componente curricular na formação inicial de professores de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 455-470, abr./jun. de 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/SPwXCLvd86qZQqMT358MbQp/#. Acesso em: 04 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2001. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 02 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Educação Inclusiva: direito à Diversidade, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17434-programa-educacao-inclusiva-direito-a-diversidade-novo. Acesso em: 24 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução N° 7, de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física em nível superior de graduação plena, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 05 dez. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008a. [Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela portaria n. 555/2007, prorrogada pela portaria n. 948/2007, entregue ao ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 3 dez. 2023

BRASIL. Decreto n. 6.571/2008. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado, regulamenta o parágrafo único do artigo 60 da lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao decreto n. 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2008b. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html. Acesso em: 03 dez. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, 2009. 3 p. Disponível em: http://peei.mec.gov.br/arquivos/Resol_4_2009_CNE_CEB.pdf. Acesso em: 03 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 02 out. 2021.

CAIADO, Kátia Regina Moreno; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Programa Educação inclusiva: direito à diversidade – uma análise a partir da visão de gestores de um município-polo (2009). Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 35, n.2, p. 303-315, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/wJwjZbnKJKvZ6KGPQ9S5xXd/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 21 mai. 2023.

CASTELLANI FILHO, Lino. A formação sitiada. Diretrizes curriculares de Educação Física em disputa: jogo jogado? Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, out./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42256. Acesso em 03: 03 dez. 2023.

CHICON, José Francisco. Inclusão na Educação Física escolar: construindo caminhos. 2005. 420 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2005. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001493242. Acesso: 14 dez 2021.

COSTA, Vanderlei Balbino da. A Prática Social da Convivência Escolar Entre Estudantes Deficientes Visuais e seus Docentes: o estreito caminho em direção à inclusão. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2480?show=full. Acesso em: 19 Jun 2022.

DE FREITAS, Rogério Gonçalves; DE OLIVEIRA, Marcos Renan Freitas.; COELHO, Higson Rodrigues. Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em educação física e disruptura na formação: apontamentos preliminares. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 245–253, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21959. Acesso em: 3 dez. 2023.

FALKENBACH, Atos Prinz; BATTISTELI, Gisele; MEDEIROS, Juliana; APELLANIZ, Amanda. A formação e a prática vivenciada dos professores de educação física diante da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na escola comum. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15., 2007, Recife. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.cbce.org.br/cd/resumos/251.pdf>. Acesso em: 09 Nov. 2022.

FERREIRA, Maria Cecília Carareto. Prefácio. In: MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; FREITAS, Ana Paula de; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral (org.) Relações de ensino na perspectiva inclusiva: alunos e professores no contexto escolar. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014, p. 13-22.

FIORINI, Maria Luisa Salzani; MANZINI, Eduardo José. Dificuldades e sucessos de professores de Educação Física em relação à inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 1, p. 49-64, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/9DgGGb7khDNxQX8CK7hrqGj/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 04 dez. 2023.

FREITAS, Maria Teresa. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia (orgs.) Ciências Humanas e Pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003, p. 26-38.

FREITAS, Ana Paula de; DAINEZ, Débora; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Escolarização de alunos com deficiência: o ensino fecundo como via de possibilidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0328-0346, jan./mar. 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14302 Acesso em: 10 Mar. 2023.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, nº 52, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4cwH7NndqZDYRSjCjmDkWWJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 dez. 2023.

GATTI, Bernadete. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100 • P. 33-46, dez/jan/fev 2013-2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164/79909 Acesso em : 01 Mar. 2023.

GREGUOL, Marcia; MALAGODI, Bruno Marson; CARRARO, Attilio. Inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Física: Atitudes de Professores nas Escolas Regulares. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, nº, Jan-Mar 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/HWcyz3zrkHLwYRMMCHT9j6D/?lang=pt#. Acesso em: 04 dez. 2023.

JANUZZI, Gilberta Martino de. Algumas concepções de educação do deficiente. Revista Brasileira de Ciência e Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 9-25, maio 2004. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/235/237 Acesso em: 04 Abr. 2023.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios de uma implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 61-79, jul./set. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/er/n41/05.pdf Acesso em: 05 dez. 2023.

MANZINI, Eduardo José. Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais... Bauru: USC, 2004. CD-Rom. ISBN:85-98623-01-6. 10p. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EduardoManzini/Manzini_2004_entrevista_semi-estruturada.pdf. Acesso em 04 dez. 2023.

MICHELS, Maria Helena. Paradoxos da formação de professores para a Educação Especial: o currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, n.2, p.255-272, maio-ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S1413-65382005000200007&lng=pt&nrm=isso. Acesso em: 20 Fev, 2023

MILLAN, Ana Elisa; BUENO, Adriana Correa; PAVÃO, Michelle Roberta; VILARONGA, Carla Ariela Rios. Práticas colaborativas como proposta na educação especial: Revisão sistemática sobre formação docente. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 20, n. 1, p.189-212, 2023. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4654. Acesso em: 04 dez. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª ed. São Paulo: Hucitec, 2013. 407p.

NÓVOA, Antônio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 04 out. 2022.

PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone. Educação para todos: As muitas faces da inclusão escolar. Campinas: Papirus, 2013. 190p.

PINO, Angel. As marcas dos humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.303p.

PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal. Educação comum ou especial? Análise das diretrizes políticas de educação especial brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Rio Claro, v.16, n. 2, 1286-1306. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15126 Acesso em: 05 dez. 2023.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão ou das (não) coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (orgs.) Questões de Desenvolvimento Humano: Práticas e Sentidos. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 107-128.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995. 383p.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia concreta do homem. Educação & Sociedade, Campinas, nº 71, 2000.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Problemas da defectologia, v. 1 São Paulo: Expressão Popular, 2021. 239p.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

WALDOMIRO DOS SANTOS, Paula; FREITAS, Ana Paula de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 2, p. e0240023, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14642.. Acesso em: 22 nov. 2024.