FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240023Palavras-chave:
Perspectiva histórico-cultural, Educação Física Escolar, Educação inclusiva, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo aborda a temática da Educação Inclusiva com foco na formação de professores da área de Educação Física que atuam no ensino de alunos com deficiência. A pesquisa, de caráter qualitativo, pauta-se teórica e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. O objetivo geral desta investigação é compreender a trajetória formativa de professores de Educação Física para atuarem junto a alunos com deficiência, especificamente: 1. Como se deu a formação e possíveis implicações para a atuação no contexto da Educação Inclusiva e 2. Desafios que os professores encontram para lidar com alunos com deficiência no cotidiano da escola comum. Participaram do estudo seis professores formados em Educação Física que atuam na rede de educação básica, pública e privada de um município paulista, e que têm em suas turmas estudantes com deficiência. Os dados foram construídos em entrevistas semiestruturadas gravadas e posteriormente transcritas. Em consonância com os princípios metodológicos da teoria histórico-cultural, a análise explicativa possibilitou identificar entraves no processo formativo inicial, tais como: poucos conteúdos sobre a temática do ensino para alunos com deficiência; e disciplinas muito teóricas e apartadas da realidade escolar. Os professores destacaram ainda: falta de apoio por parte da gestão educacional e necessidade de formação continuada, sendo que, no contexto escolar, deveriam ser criados espaços formativos. O estudo permitiu identificar demandas formativas dos professores de Educação Física e os desafios que encontram no cotidiano escolar, contribuindo com reflexões sobre suas necessidades formativas.
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