FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240023

Palavras-chave:

Perspectiva histórico-cultural, Educação Física Escolar, Educação inclusiva, Formação de Professores

Resumo

Este artigo aborda a temática da Educação Inclusiva com foco na formação de professores da área de Educação Física que atuam no ensino de alunos com deficiência. A pesquisa, de caráter qualitativo, pauta-se teórica e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. O objetivo geral desta investigação é compreender a trajetória formativa de professores de Educação Física para atuarem junto a alunos com deficiência, especificamente: 1. Como se deu a formação e possíveis implicações para a atuação no contexto da Educação Inclusiva e 2. Desafios que os professores encontram para lidar com alunos com deficiência no cotidiano da escola comum. Participaram do estudo seis professores formados em Educação Física que atuam na rede de educação básica, pública e privada de um município paulista, e que têm em suas turmas estudantes com deficiência. Os dados foram construídos em entrevistas semiestruturadas gravadas e posteriormente transcritas. Em consonância com os princípios metodológicos da teoria histórico-cultural, a análise explicativa possibilitou identificar entraves no processo formativo inicial, tais como: poucos conteúdos sobre a temática do ensino para alunos com deficiência; e disciplinas muito teóricas e apartadas da realidade escolar. Os professores destacaram ainda: falta de apoio por parte da gestão educacional e necessidade de formação continuada, sendo que, no contexto escolar, deveriam ser criados espaços formativos. O estudo permitiu identificar demandas formativas dos professores de Educação Física e os desafios que encontram no cotidiano escolar, contribuindo com reflexões sobre suas necessidades formativas. 

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Biografia do Autor

  • Paula Waldomiro dos SANTOS, Universidade São Francisco - USF

    Graduada em Educação Física Bacharelado e Licenciatura pela Faculdade de Ensino Superior de Bragança Paulista (2014 -2015); Pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Avaliação física, pela Faculdade de Ensino Superior de Bragança Paulista (2018). Professora e tutora online do Curso de Educação Física EAD - Universidade São Francisco ( 2019 até data atual); Mestranda em Educação pela Universidade São Francisco ( USF) de Bragança - Paulista (2021); Graduada no nível I, II e III no curso de habilitação técnica em natação adaptada , pela Educação Paralímpica - Comité Paralímpico Brasileiro; Técnica da seleção Brasileira de Jovens de natação paralímpica - World Séries na Dinamarca – Kopenhagen, 2018. Instrutora de Pilates módulos Matt Pilates e Pilates de Equipamentos pela Pilates Institute South America (2016).

  • Ana Paula de FREITAS, Universidade São Francisco - USF

    Doutora em Educação pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Professora da Universidade de São Francisco – USF.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

WALDOMIRO DOS SANTOS, Paula; FREITAS, Ana Paula de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 2, p. e0240023, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14642.. Acesso em: 12 nov. 2024.