EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DOCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA

Autores

  • Valdelúcia Alves da COSTA Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p159-172

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Formação Docente, Democratizaçõ da escola

Resumo

Neste artigo são analisadas a formação docente, a democratização da escola e a educação inclusiva na perspectiva dos direitos humanos, tendo por referência o PNEDH (UNESCO, 2006), ao preconizar a educação como direito em si mesma e meio para o acesso aos demais direitos, considerando as demandas humanas no combate ao preconceito manifestado contra estudantes com deficiência. A análise foi desenvolvida à luz da Teoria Crítica da Sociedade quanto à educação, inclusão, emancipação, autonomia, e à problematização da formação na sociedade na qual impera a violência e a violação dos direitos humanos, destacando a educação como capaz de se contrapor à violência e seus efeitos deletérios sobre a escola. Por fim, são discutidas as possibilidades da educação inclusiva no acolhimento de estudantes com deficiência e na afirmação dos direitos humanos em educação em prol da democratização da escola.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Direitos Humanos. Formação Docente. Democratização da Escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valdelúcia Alves da COSTA, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, atuante no curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq): ‘Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão’. Coordenadora do Projeto de Pesquisa (CNPq) ‘Políticas Públicas de Educação Inclusiva: práticas pedagógicas frente à inclusão e à violência na escola pública”. Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos. Doutora em História e Filosofia da Educação (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE). Mestrado em Educação Especial (UERJ). Autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre a área pesquisada.

     

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 190p.

ADORNO, Theodor W. Teoria da Semicultura. Educação & Sociedade, São Paulo, Brasil, ano 17, n.56, p. 388-410, 1996.

AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? In: FÁVERO, O.; FERREIRA, W.; IRELAND, T. e BARREIROS, D. (coord.). Tornar a educação inclusiva. Brasília, UNESCO, ANPEd, 2009, p.11-23.

AINSCOW, Mel. Educação para todos: torná-la uma realidade. In: Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 2008, p.11-28

BRASIL. Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm

Acesso em: 28 fev.2023.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação, Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em: 15 fev.2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 30 mar.2023

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, 2004. 212p.

COSTA, Valdelúcia A. da. La formación, la Inclusión y la Educación en Derechos Humanos en Brasil: retos y perspectivas. In: COSTA, V. A. da. & VARGAS SEGURA, R. (coords). Educación en Derechos Humanos: formación e inclusión en Brasil y México. Niterói, Ciudad de México: Intertexto x CAPES, 2018, p.57-74.

COSTA, Valdelúcia A. da. & LEME, Erika S. Educación Inclusiva en Brasil: aspectos políticos, sociales y humanos. In: COSTA, V. A. da., VARGAS SEGURA, R. (coords.). Educación Inclusiva en América Latina: políticas, investigaciones y experiencias. Niterói, Ciudad de México, D.F., Intertexto x CAPES x CAPUB, 2016, p.23-47

COSTA, Valdelúcia A. da. Possibilidades da formação e da pesquisa à Educação Inclusiva. In: COSTA, V. A. da. (org.). Formação e Pesquisa: articulação na Educação Inclusiva. Niterói: Intertexto Editora x CAPES, 2015, p.17-31.

COSTA, Valdelúcia A. da. & LEME, Erika S. Tecnologias na Educação: desafios à formação e à práxis. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), Centro de Altos Estudios Universitarios de la Organización de Estados Iberoamericanos (CAEU/OEI), v. 65, p. 135-148, 2014.

COSTA, Valdelúcia A. da. Experiência pela Educação – Para quê? Formação e inclusão na perspectiva da Teoria Crítica. Revista Educação Especial, Santa Maria, Brasil, v. 26, n.46, p. 245-260, maio/ago.2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/8029/pdf Acesso em: 05 mar. 2023.

COSTA, Valdelúcia A. da. Formação de professores e Educação Inclusiva. In: CARVALHO, M. B. W. B. de; COSTA, V. A. da; MIRANDA, T. G. (orgs.). Educação Básica, Educação Superior e Inclusão Escolar: pesquisas, experiências e reflexões. Niterói: Intertexto Editora x CAPES, 2012, p.23-34.

COSTA, Valdelúcia A. da. Educação Inclusiva – Para quê? Experiências na Escola Pública. In: SILVA, M. G. da. & CARVALHO, M. B. W. B. de. (orgs.). Faces da Inclusão. São Luís: EDUFMA, 2010a, p. 121-144

COSTA, Valdelúcia A. da. Políticas Públicas en Educación. In: CÚPICH, Z. J.; LÓPEZ, S. L. V.; CÓRDOVA, J. de los S. L. (coords.). Sujeto, Educación Especial e Integración. Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Estudios Superiores Iztacala, Ciudad de México, D.F., 2010b, p.525-540.

CROCHÍK, José L. Educação para a resistência contra a barbárie. Revista Educação. Coleção Especial: Biblioteca do Professor, Adorno pensa a Educação, São Paulo: Editorial Segmento, ano 2, n.10, p.16-25, 2009.

HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor. W. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1985. 254p.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Organização das Nações Unidas. Brasília, D.F., 1948. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139423 Acesso em: 29 mar.2023.

UNESCO. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, PNEDH. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file Acesso em: 27 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Como Citar

ALVES DA COSTA, Valdelúcia. EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DOCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 2, p. 159–172, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p159-172. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14548.. Acesso em: 22 nov. 2024.