O papel de mães frente à educação e inclusão de estudantes surdos em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p55-70Palavras-chave:
Ensino remoto, Estudante surdo, Mães, Escola bilíngueResumo
Este artigo tem como objetivo analisar como as mães de estudantes surdos em processo de inclusão concebem a escola e como acompanham a escolarização dos filhos por meio do ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas online. Participaram da pesquisa cinco mães de estudantes surdos de uma escola pública do Recife, que estão matriculados em salas de aula regulares bilíngues - Libras /Língua Portuguesa. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e organizados em categorias. Os resultados sugerem uma relação de parceria entre as mães e a escola, sobretudo, com as professoras. Ainda existe uma barreira linguística entre o aluno surdo e a família que dificulta a mediação da aprendizagem. Neste sentido, compreendemos o trabalho colaborativo entre família e escola como uma possibilidade para superação dos desafios para com a inclusão desses sujeitos.
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