O papel de mães frente à educação e inclusão de estudantes surdos em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p55-70

Palabras clave:

Ensino remoto, Estudante surdo, Mães, Escola bilíngue

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar como as mães de estudantes surdos em processo de inclusão concebem a escola e como acompanham a escolarização dos filhos por meio do ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas online.  Participaram da pesquisa cinco mães de estudantes surdos de uma escola pública do Recife, que estão matriculados em salas de aula regulares bilíngues - Libras /Língua Portuguesa. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e organizados em categorias. Os resultados sugerem uma relação de parceria entre as mães e a escola, sobretudo, com as professoras. Ainda existe uma barreira linguística entre o aluno surdo e a família que dificulta a mediação da aprendizagem. Neste sentido, compreendemos o trabalho colaborativo entre família e escola como uma possibilidade para superação dos desafios para com a inclusão desses sujeitos.   

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Biografía del autor/a

  • Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Doutora em Educação, Professora titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica

  • Maria Luciana Davi, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Mestre em Antropologia, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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Publicado

2021-07-10

Cómo citar

MACHADO, Laeda Bezerra; DAVI, Maria Luciana. O papel de mães frente à educação e inclusão de estudantes surdos em tempos de pandemia. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 8, n. 1, p. 55–70, 2021. DOI: 10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p55-70. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/12454.. Acesso em: 22 nov. 2024.