O ENSINO COLABORATIVO COMO FACILITADOR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.05.p45Resumen
a Educação Infantil de crianças do público-alvo da Educação Especial tem sido bastante discutida atualmente, principalmente no que se refere às estratégias utilizadas como facilitadoras do processo de desenvolvimento. Nesta perspectiva, este artigo teve como objetivo descrever e analisar o processo de uma intervenção entre o professor de Educação Infantil da classe comum e o professor de Educação Especial com vistas à formação baseada no ensino colaborativo e adaptação de atividades. Para alcançar tais objetivos, realizou-se uma pesquisa colaborativa, com foco no trabalho de duas professoras (uma da sala de aula comum e outra do Atendimento Educacional Especializado) e uma criança com Síndrome de Down de seis anos de idade. O estudo foi realizado com os seguintes instrumentos: a) diário de campo da pesquisadora; b) protocolo de registro do planejamento das reuniões com as professoras e c) roteiro de observação para orientar a pesquisadora durante as visitas às aulas. Após cinco sessões de observação, foram realizadas 11 reuniões com as professoras abordando as seguintes temáticas: a) Prática pedagógica; b) Formação sobre temas escolhidos pelas professoras e c) elaboração de atividades adaptadas. Posteriormente, quatro atividades propostas para a criança com Síndrome de Down foram adaptadas em conjunto pelas professoras e, finalmente, desenvolvidas numa perspectiva colaborativa. Os resultados indicaram que o trabalho colaborativo auxiliou na participação da criança com Síndrome de Down nas atividades. Indicaram ainda que este trabalho, embora presente no plano educacional do município, precisa de regulamentação e de formação dos professores.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-09-20
Número
Sección
Artigos
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1
Cómo citar
MENDES, Melina Thaís da Silva; GALVANI, Márcia Duarte. O ENSINO COLABORATIVO COMO FACILITADOR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.05.p45. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7329.. Acesso em: 22 nov. 2024.