Editorial
As especificidades da inclusão do público-alvo da Educação Especial em diferentes contextos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240013Palabras clave:
Educação Inclusiva, PAEE, Inclusão, EducaçãoResumen
O volume onze, número dois da Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) do ano de 2024 é constituído de 13 artigos, nos quais as especificidades do público-alvo da Educação Especial, em uma perspectiva inclusiva, são abordadas em diferentes contextos nacional e internacional.
Nesse fascículo são apresentados, em um primeiro bloco, estudos sobre a inclusão e o autismo, desde uma abordagem mais generalista, propondo a reflexão sobre a inclusão desses estudantes no Brasil, bem como os desafios e possibilidades apresentados no sistema educacional, com ênfase no ensino fundamental I. Destacamos ainda nesse bloco, o estudo que aborda a concepção do homem no exercício da paternidade junto ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a proposição de uma reflexão sobre a superdotação e a condição de dupla excepcionalidade.
Em um segundo bloco, é possível acessar estudos sobre a inclusão de pessoas com deficiência em diferentes abordagens, desde a experiência do ensino remoto emergencial no Brasil e, também, por meio da reflexão dessa mesma situação, mas vivenciada no México, destacando como esta contribuiu para (re)pensar um ambiente escolar mais inclusivo e fomentar a cultura de paz. Ainda no segundo bloco, temos estudos sobre a atuação do intérprete educacional no ensino médio, o uso de assistentes virtuais por estudantes com TDAH no ensino superior, a formação de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência, bem como os desafios que professores encontram para lidar com alunos com deficiência no cotidiano da escola regular.
No terceiro e último bloco de artigos apresentados nesse fascículo, temos dois artigos abordando a Educação Sexual e a deficiência. No primeiro, encontramos a discussão sobre a violação dos direitos da pessoa com deficiência e o abuso sexual. No segundo artigo, a discussão sobre a importância da Educação Sexual para pessoas com deficiência intelectual.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1