ÍNDICE DE FUNCIONALIDAD BRASILEÑO

EVALUACIÓN DE LA DISCAPACIDAD EN LA UFMG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240034

Palabras clave:

Deficiencia, Educación superior, Validación de discapacidad, Reserva de vacantes

Resumen

La Ley de Inclusión brasileña (LBI) consolida la definición de discapacidad como una cuestión de desigualdad social y no sólo como un problema biomédico. Esta definición implica la necesidad de una evaluación biopsicosocial para identificar a las personas elegibles para reservar plazas en la educación superior. En 2024, la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG) implementó un proceso de validación biopsicosocial utilizando el Índice Brasileño de Funcionalidad (IFBr), herramienta que se espera se convierta en el instrumento único para evaluar la discapacidad en todas las políticas públicas. Este trabajo relata la experiencia de la UFMG en la capacitación en el uso del instrumento y la realización de paneles de evaluación, contextualizando su uso en relación a la historia del instrumento y a los procedimientos adoptados en otras universidades.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Regina Céli Fonseca RIBEIRO, Universidad Federal de Minas Gerais - UFMG

    Doctorado en Psicología. Profesor Adjunto de la Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil.

  • Lailah Vasconcelos de Oliveira VILELA, Ministerio de Trabajo y Empleo – MTE/Brasil

    Máster en Salud Pública/Salud y Trabajo. Auditor Fiscal del Trabajo del Ministerio de Trabajo y Empleo – MTE/Brasil.

  • Daniela Virgínia VAZ, Universidad Federal de Minas Gerais - UFMG

    Ph.D. de la Universidad de Connecticut – Estados Unidos de América/USA. Profesor asociado de la Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil.

Referencias

ALMEIDA, Silvia Leticia de. O direito da pessoa com deficiência à avaliação biopsicossocial, multiprofissional e interdisciplinar. 2022. 103 f. Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.

BARBOSA, Lívia. O Estado como produtor da deficiência: desafios biopolíticos e democráticos para a construção do modelo único de avaliação da deficiência. In.: Seminário Internacional Fazendo Gênero, v. 11, 2017, Florianópolis. Anais....Florianópolis, 2017, p. 1-10.

BERNARDES, L. C. G. (2022). Avaliação biopsicossocial da deficiência: como avançar para a inclusão efetiva? Revista Reação, São Paulo: C & G Editora, 2022.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1974, sobre a Política Nacional de integração da pessoa portadora de deficiência. Diário oficial da União, seção 1, Brasília, DF, ano 137, n. 243, p. 1-111, 21 dez. 1999. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%203.298%2C%20DE%2020,prote%C3%A7%C3%A3o%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm

BRASIL. Decreto não numerado, de 26 de setembro de 2007. Institui Grupo de Trabalho Interministerial com o objetivo de avaliar o modelo de classificação e valoração das deficiências utilizado no Brasil e definir a elaboração e adoção de um modelo único para todo o País. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 set. 2007.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 Ago 2009.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 12 nov 2019.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão - LBI. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 jun. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

BRASIL. Grupo de trabalho sobre a avaliação biopsicossocial unificada da deficiência. Relatório final do Grupo de Trabalho sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência. Brasília, DF: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 2024. 55 p.

BRASIL. Portaria Interministerial AGU/MPS/MF/SEDH/MP Nº 1 DE 27.01.2014. Diário Oficial da União 2014, 30 jan

DINIZ, Debora. Modelo social da deficiência: a crítica feminista. Brasília: Letras Livres, 2003. (Série Anis, 28).

DINIZ, Debora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 6, p. 64-77, 2009.

FRANZOI, Ana Cristina et al. Etapas da elaboração do instrumento de classificação do grau de funcionalidade de pessoas com deficiência para cidadãos brasileiros: Índice de Funcionalidade Brasileiro - IF-Br. Acta Fisiátrica, v. 20, n. 3, p. 164-178, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5935/0104-7795.20130028. Acesso em: 13 jun. 2022.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Manual Prático da Capacitação do Instrumento IFBrA para pessoa com deficiência - Lei Complementar 142/2013 - INSS Perícia Médica e Serviço Social. 2013.

NUNES, Lauren Cristine Aguiar; LEITE, Lúcia Pereira; AMARAL, Gabriel Filipe Duarte. Análise do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBr-M) e suas implicações sociais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 28, p. e0161, 2022. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0161. Acesso em 05 mar. 2024

PAGAIME, Adriana. (2022). Estudantes com deficiência e as cotas do Sisu: Critérios de elegibilidade para ingresso nas universidades federais. 427 f. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-18012023-104232/pt-br.php

SANTOS, Wederson. Deficiência como restrição de participação social: desafios para avaliação a partir da Lei Brasileira de Inclusão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3007-3015, out. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Edital nº 50/2024/DRCA-DIR-UFMG [Edital do Processo Seletivo para acesso aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2024 pelos candidatos selecionados por meio do SISU com base no resultado do ENEM. UFMG: SEI/UFMG - 2965275 – Edital. 18/01/2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017. [Dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na Pós-Graduação stricto sensu na Universidade Federal de Minas Gerais]. 2017.

VAN PETTEN, Adriana Maria Valadão Novais. O processo de inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal de Minas Gerais. In: DINIZ, Margareth; DICKMAN, Adriana Gomes; FERREIRA, Amauri Carlos (Org.). Repercussões das Políticas de Inclusão na Formação Docente. 1ªed. Belo Horizonte: Paco Editorial, v. 1, p. 145-161, 2020.

Publicado

2024-09-26