BRAZILIAN FUNCTIONING INDEX

DISABILITY ASSESSMENT AT UFMG

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240034

Keywords:

Disability, Higher Education, Validation of disability, Reserved places

Abstract

The Brazilian Inclusion Law (LBI) consolidates the definition of disability as a matter of social inequality and not just as a biomedical problem. This definition implies the need for biopsychosocial assessment to identify individuals eligible for reserved places in higher education. In 2024, the Federal University of Minas Gerais (UFMG) implemented a biopsychosocial validation process using the Brazilian Functioning Index (IFBr), a tool expected to become the sole instrument for assessing disability in all public policies. This paper reports on UFMG's experience with training for the use of the instrument and the implementation of evaluation panels, contextualizing its use in relation to the history of the instrument and the procedures adopted at other universities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Regina Céli Fonseca RIBEIRO, Federal University of Minas Gerais – UFMG

    PhD in Psychology. Assistant Professor at the Federal University of Minas Gerais – UFMG/Brazil.

  • Lailah Vasconcelos de Oliveira VILELA, Ministry of Labor and Employment – ​​MTE/Brazil

    Master in Public Health/Health and Work. Labor Tax Auditor at the Ministry of Labor and Employment – ​​MTE/Brazil.

  • Daniela Virgínia VAZ, Federal University of Minas Gerais – UFMG

    Ph.D. from the University of Connecticut – United States of America/USA. Associate Professor at the Federal University of Minas Gerais – UFMG/Brazil.

References

ALMEIDA, Silvia Leticia de. O direito da pessoa com deficiência à avaliação biopsicossocial, multiprofissional e interdisciplinar. 2022. 103 f. Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.

BARBOSA, Lívia. O Estado como produtor da deficiência: desafios biopolíticos e democráticos para a construção do modelo único de avaliação da deficiência. In.: Seminário Internacional Fazendo Gênero, v. 11, 2017, Florianópolis. Anais....Florianópolis, 2017, p. 1-10.

BERNARDES, L. C. G. (2022). Avaliação biopsicossocial da deficiência: como avançar para a inclusão efetiva? Revista Reação, São Paulo: C & G Editora, 2022.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1974, sobre a Política Nacional de integração da pessoa portadora de deficiência. Diário oficial da União, seção 1, Brasília, DF, ano 137, n. 243, p. 1-111, 21 dez. 1999. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%203.298%2C%20DE%2020,prote%C3%A7%C3%A3o%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm

BRASIL. Decreto não numerado, de 26 de setembro de 2007. Institui Grupo de Trabalho Interministerial com o objetivo de avaliar o modelo de classificação e valoração das deficiências utilizado no Brasil e definir a elaboração e adoção de um modelo único para todo o País. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 set. 2007.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 Ago 2009.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 12 nov 2019.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão - LBI. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 jun. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

BRASIL. Grupo de trabalho sobre a avaliação biopsicossocial unificada da deficiência. Relatório final do Grupo de Trabalho sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência. Brasília, DF: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 2024. 55 p.

BRASIL. Portaria Interministerial AGU/MPS/MF/SEDH/MP Nº 1 DE 27.01.2014. Diário Oficial da União 2014, 30 jan

DINIZ, Debora. Modelo social da deficiência: a crítica feminista. Brasília: Letras Livres, 2003. (Série Anis, 28).

DINIZ, Debora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 6, p. 64-77, 2009.

FRANZOI, Ana Cristina et al. Etapas da elaboração do instrumento de classificação do grau de funcionalidade de pessoas com deficiência para cidadãos brasileiros: Índice de Funcionalidade Brasileiro - IF-Br. Acta Fisiátrica, v. 20, n. 3, p. 164-178, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5935/0104-7795.20130028. Acesso em: 13 jun. 2022.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Manual Prático da Capacitação do Instrumento IFBrA para pessoa com deficiência - Lei Complementar 142/2013 - INSS Perícia Médica e Serviço Social. 2013.

NUNES, Lauren Cristine Aguiar; LEITE, Lúcia Pereira; AMARAL, Gabriel Filipe Duarte. Análise do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBr-M) e suas implicações sociais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 28, p. e0161, 2022. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0161. Acesso em 05 mar. 2024

PAGAIME, Adriana. (2022). Estudantes com deficiência e as cotas do Sisu: Critérios de elegibilidade para ingresso nas universidades federais. 427 f. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-18012023-104232/pt-br.php

SANTOS, Wederson. Deficiência como restrição de participação social: desafios para avaliação a partir da Lei Brasileira de Inclusão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3007-3015, out. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Edital nº 50/2024/DRCA-DIR-UFMG [Edital do Processo Seletivo para acesso aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2024 pelos candidatos selecionados por meio do SISU com base no resultado do ENEM. UFMG: SEI/UFMG - 2965275 – Edital. 18/01/2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017. [Dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na Pós-Graduação stricto sensu na Universidade Federal de Minas Gerais]. 2017.

VAN PETTEN, Adriana Maria Valadão Novais. O processo de inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal de Minas Gerais. In: DINIZ, Margareth; DICKMAN, Adriana Gomes; FERREIRA, Amauri Carlos (Org.). Repercussões das Políticas de Inclusão na Formação Docente. 1ªed. Belo Horizonte: Paco Editorial, v. 1, p. 145-161, 2020.

Published

2024-09-26

How to Cite

FONSECA RIBEIRO, Regina Céli; VASCONCELOS DE OLIVEIRA VILELA, Lailah; VAZ, Daniela Virgínia. BRAZILIAN FUNCTIONING INDEX: DISABILITY ASSESSMENT AT UFMG. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 3, p. e0240034, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240034. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/16342.. Acesso em: 21 nov. 2024.