FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA INCLUSIVA

RETROCESSOS, LACUNAS E DISTANCIAMENTOS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores/as

  • Ana Paula Dias Pazzaglini ROLDI Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • ERICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • Décio Nascimento GUIMARÃES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF https://orcid.org/0000-0002-1496-5407

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p173-188

Palabras clave:

Educação inclusiva, Formação docente, Pessoas com deficiência, Direito à Educação

Resumen

A formação docente em perspectiva inclusiva constitui um caminho para assegurar a igualdade das pessoas com deficiência, e instrumentos legais visam proteger direitos. Sendo assim, este estudo objetiva investigar a forma com que o direito à educação das pessoas em situação de deficiência está constituído nos documentos norteadores da Política Nacional de Formação de Professores - BNC Formação e BNC Formação continuada. Para este fim, foi utilizada uma metodologia exploratória do tipo documental, com reflexões na busca por atravessamentos que viabilizem as discussões e estudos sobre inclusão nos cursos de formação de professores. Observaram-se retrocessos, lacunas e distanciamentos nas políticas educacionais com a construção de um currículo omisso que apresenta tímidos diálogos sobre a formação docente em perspectiva inclusiva.

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Biografía del autor/a

  • Ana Paula Dias Pazzaglini ROLDI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

    Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é graduada em Ciências Biológicas (UFES) e em Pedagogia (UNINTER). Vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA). É coordenadora adjunta do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (IFF- Campos Centro). É professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense/Campos dos Goytacazes.

  • ERICA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

    Doutoranda em Cognição e Linguagem pela UENF; Mestra em Ciência da Motricidade Humana pela UCB, Especialista em Educação Especial pela UERJ/UNIRIO, Especialista em Planejamento, implementação e gestão em EaD pela UFF, Especialista em Disfunções músculo-esqueléticas pelo ISECENSA, Especialista em Terapia Manual pela UNIVERSO, Licenciatura plena em Educação Física pela UNESA, Bacharel em Fisicoterapia pela UNESA. Professor de ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Fluminense- IFF campus Campos-Centro e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física.

  • Décio Nascimento GUIMARÃES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

    Doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Docente permanente e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF). Coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais (IFF). Editor científico da Editora Encontrografia. Membro da Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPEd. Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Pesquisador nas áreas: Educação Especial, Práticas Inclusivas, Educação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. Organizador dos livros: Direitos Humanos e Educação: diálogos interdisciplinares, Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens, Práticas Inclusivas na Escola: caminhos e experiências, dentre outros.

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Publicado

2023-11-24

Número

Sección

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Cómo citar

DIAS PAZZAGLINI ROLDI, Ana Paula; ERICA; NASCIMENTO GUIMARÃES, Décio. FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA INCLUSIVA: RETROCESSOS, LACUNAS E DISTANCIAMENTOS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 2, p. 173–188, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p173-188. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14892.. Acesso em: 22 nov. 2024.