Formação docente para lecionar aos alunos público-alvo da educação especial

Autores/as

  • Albina CAPELETTI INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Roberta Cajaseiras de CARVALHO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p55-70

Palabras clave:

Educação especial. Atendimento educacional especializado. Formação docente.

Resumen

A busca pela promoção de uma educação inclusiva nos Institutos Federais brasileiros tem gerado debates e a constatação de que ainda há muito por ser feito. Nesse contexto, esta pesquisa buscou identificar a percepção dos docentes do IFSC Chapecó sobre as condições necessárias para lecionar aos alunos público-alvo da educação especial. Para isso, baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando-se como um estudo de caso. A parte empírica da investigação aplicou um questionário on-line a uma amostra de 21 docentes, com perguntas abertas e fechadas dispostas através de formulário on-line. Entre os resultados obtidos, destaca-se que quase metade dos entrevistados não se sente segura e capaz de organizar atividades para os alunos público-alvo da educação especial, e que mais da metade dos docentes se sente parcialmente preparado para atuar com esses estudantes. Os dados indicam que entre as intenções institucionais de inclusão e a sua efetivação, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Biografía del autor/a

  • Albina CAPELETTI, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

    Especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional (IFSC), Bacharel em Administração (UNOESC), Licenciada em Pedagogia (FAEL). Prefeitura Municipal de Tapejara (RS).

  • Roberta Cajaseiras de CARVALHO, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

    Doutora em Educação (UPF), Mestre em Turismo (UCS) e Bacharel em Turismo (UFPE). Professora do EBTT do IFSC câmpus Chapecó.

Referencias

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Publicado

2022-09-16

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo