Formação docente para lecionar aos alunos público-alvo da educação especial
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p55-70Palabras clave:
Educação especial. Atendimento educacional especializado. Formação docente.Resumen
A busca pela promoção de uma educação inclusiva nos Institutos Federais brasileiros tem gerado debates e a constatação de que ainda há muito por ser feito. Nesse contexto, esta pesquisa buscou identificar a percepção dos docentes do IFSC Chapecó sobre as condições necessárias para lecionar aos alunos público-alvo da educação especial. Para isso, baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando-se como um estudo de caso. A parte empírica da investigação aplicou um questionário on-line a uma amostra de 21 docentes, com perguntas abertas e fechadas dispostas através de formulário on-line. Entre os resultados obtidos, destaca-se que quase metade dos entrevistados não se sente segura e capaz de organizar atividades para os alunos público-alvo da educação especial, e que mais da metade dos docentes se sente parcialmente preparado para atuar com esses estudantes. Os dados indicam que entre as intenções institucionais de inclusão e a sua efetivação, ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Descargas
Referencias
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 18 ago. 2021.
DIAS, Kátia Arruda. MASCARENHAS, Edicléa Fernandes. O estado da arte sobre a inclusão nos institutos federais: dialogando sobre ações inclusivas na rede. Braz. J. of Develop.,Curitiba, v.6, n.6,p. 39618-39632 jun.2020. DOI: 10.34117/bjdv6n6-488. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/12034/10056. Acesso em: 20 jun. 2021.
FONTES, Rejane de Souza. Ensino colaborativo: uma proposta de educação inclusiva. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2009.
GIL. Marta (coord). Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Ashoka Brasil, 2005.
IFSC. PDI 2020 – 2024. Florianópolis: IFSC, 2020. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/pdi-2020-2024. Acesso em: 18 ago. 2021.
MEDEIROS, Tatiane Cimara dos Santos. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos. Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial nos institutos federais brasileiros: revisão bibliográfica. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 6, n. 1, p. 183-196, Jan.-Jun., 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/9165 Acesso em: 18 ago. 2021.
MENDES. Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Educação Especial Inclusiva nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Brasileiros. 165 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação (FE), Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-especial-sp-598129159#:~:text=A%20partir%20da%20nova%20pol%C3%ADtica,e%20com%20altas%20habilidades%2Fsuperdota%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 set. 2021.
RFEPCT. Conheça as características das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a lista de suas unidades. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes#:~:text=Rio%20de%20Janeiro.-,Escolas%20t%C3%A9cnicas%20vinculadas,suas%20respectivas%20%C3%A1reas%20de%20atua%C3%A7%C3%A3o. Acesso em setembro de 2020.
SILVA, Fernanda Souza da. Educação Profissional e a Inclusão de Pessoas com Deficiência: um mapeamento sistemático. 19 f. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1 (2020). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8199/pdf; Acesso em: 05 nov. 2020.
SOUTO, Maricélia Tomáz. Educação Inclusiva no Brasil Contexto Histórico e Contemporaneidade. Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. 2014. Disponível em; https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2014/Modalidade_1datahora_02_11_2014_11_59_38_idinscrito_2760_f994a51772b4083feab5493db26f4461.pdf. Acesso em: jan. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1