INCLUSÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS BRASILEIROS:
REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.13.p183Palavras-chave:
Educação Especial; Educação Profissional; Institutos Federais.Resumo
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de pesquisas que investigaram a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) brasileiros, publicadas no período de 2013 a 2018, no Banco de Teses e Dissertação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD/CAPES), a fim de compreender como estão sendo implementação as políticas de educação especial nesses institutos. Como metodologia foi realizada um levantamento no BTD/CAPES com os seguintes descritores: Educação Profissional, Inclusão e Educação Especial. Após a leitura do título, excluíram-se os trabalhos repetidos e que não possuíam relação direta com a temática. Após a leitura dos resumos das pesquisas localizadas, obteve-se o total de 27 trabalhos: 23 dissertações e 04 teses. Como resultado, destaca-se que a temática mais pesquisada foi o tema sobre as Condições de acesso, permanência e acessibilidade (N=13), seguida do tema Concepções/representações sobre inclusão (N=6). Entre os principais resultados das pesquisas destaca-se o avanço com a ampliação da acessibilidade nos vestibulares. Por outro lado, os IFs enfrentam muitas dificuldades para a implementar as políticas de educação especial, como exemplo, a falta de recursos humanos qualificado, de recursos financeiros e a presença de barreiras atitudinais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1