INCLUSÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS BRASILEIROS:
REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.13.p183Palavras-chave:
Educação Especial; Educação Profissional; Institutos Federais.Resumo
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de pesquisas que investigaram a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) brasileiros, publicadas no período de 2013 a 2018, no Banco de Teses e Dissertação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD/CAPES), a fim de compreender como estão sendo implementação as políticas de educação especial nesses institutos. Como metodologia foi realizada um levantamento no BTD/CAPES com os seguintes descritores: Educação Profissional, Inclusão e Educação Especial. Após a leitura do título, excluíram-se os trabalhos repetidos e que não possuíam relação direta com a temática. Após a leitura dos resumos das pesquisas localizadas, obteve-se o total de 27 trabalhos: 23 dissertações e 04 teses. Como resultado, destaca-se que a temática mais pesquisada foi o tema sobre as Condições de acesso, permanência e acessibilidade (N=13), seguida do tema Concepções/representações sobre inclusão (N=6). Entre os principais resultados das pesquisas destaca-se o avanço com a ampliação da acessibilidade nos vestibulares. Por outro lado, os IFs enfrentam muitas dificuldades para a implementar as políticas de educação especial, como exemplo, a falta de recursos humanos qualificado, de recursos financeiros e a presença de barreiras atitudinais.
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Indexações: Edubase
Qualis Capes (2013-2016)
Educação: B4
Interdisciplinar: B5
Educação Física: B5