Mobilidade da pessoa com deficiência visual no transporte público de São Carlos/S
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p87Palabras clave:
Deficiência Visual, Orientação e Mobilidade, Transporte Público, Educação EspecialResumen
A presente pesquisa surgiu da necessidade de se ampliar os escassos estudos sobre a mobilidade das pessoas com deficiência visual no transporte público, com foco na cidade de São Carlos/SP. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre
pessoas com deficiência visual e o transporte público, coletivo e individual, no que diz respeito à mobilidade, à acessibilidade, à
adaptação e às barreiras encontradas na sua utilização. Como método, utilizou-se a abordagem diferencial, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, a partir da qual foram entrevistados dois indivíduos com deficiência visual, usuários do transporte público coletivo ou individual, oito motoristas do transporte público coletivo (ônibus) e dez motoristas do transporte público individual (táxis). Os resultados das entrevistas com os motoristas do transporte público (individual e coletivo), apontaram que ainda são raros os atendimentos às pessoas com deficiência visual, sendo que muitos desses motoristas relataram que as atenderam poucas vezes. Também foi evidente o desejo de todos os motoristas de melhorias a serem realizadas no transporte, almejando progressos para o atendimento às pessoas com deficiência visual. Os dois participantes com deficiência visual demonstraram conhecer e já terem feito uso do aplicativo BusAlert, que hoje encontra-se desativado, que no entender deles poderia auxiliar os funcionários do transporte público coletivo e todos os usuários do serviço. Pode-se concluir que, apesar dos usuários com deficiência visual estarem adaptados com as condições de utilização do transporte de ônibus e taxis, muitas são as dificuldades encontradas para a utilização destes.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1