A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO ENSINO DE UMA ESTUDANTE SURDA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES

Authors

  • Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO http://orcid.org/0000-0003-1882-1678
  • Sandra Rodrigues Leite Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Giselle Herbella do Prado Talhetti Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marília Bazan Blanco Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Roberta Negrão de Araújo, Sra. Universidade Estadual do Norte do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3926-4746
  • Simone Luccas Universidade Estadual do Norte do Paraná http://orcid.org/0000-0002-5435-5478

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.10.p129

Keywords:

Inclusion. Deafness. Teacher training.

Abstract

School inclusion asserts the fulfillment of everyone's right to education. That said, the following question emerged. In what way has the teaching of a deaf student occurred in a teacher training course? This, in turn, determined the general objective of this research: to analyze the perceptions of teachers of a teacher training course regarding the teaching process of a deaf student. For that, a qualitative investigation was carried out and the instrument of data collection was an online questionnaire. The analysis of the results was based on the assumptions of the Discursive Textual Analysis. With this, it was evidenced that the majority of the participants defined the inclusion process as a welcome opportunity. Regarding difficulties, most admitted that they feel when working with students with special needs, because they do not have a command of the Brazilian Sign Language or do not have adequate material and need to adapt contents and assessments. However, a minority claimed to have no difficulties, because classes are taught through differentiated strategies, so that everyone has a chance to learn. In addition, it was found that there is no standardization of teaching methods. Among the actions indicated are: text adaptation; individualized service; visual activities; videos with subtitles; creation of activities. Finally, it is suggested that teacher training should include in its curriculum theoretical and methodological knowledge that provides a teaching action that meets the needs of any student.

Author Biographies

  • Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO

    Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (2017- 2019). Especialista em Políticas Públicas para Educação (2013-2014) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). E graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia(2012) Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP /2008). Professora Pedagoga pela Secretaria Estadual do Paraná.

  • Sandra Rodrigues Leite, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    estranda do Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Pesquisadora na área de Autoavaliação. Especialização em Educação Especial Generalista. (2002). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (1999). Tem experiência na Educação Básica com ênfase na Modalidade de Educação Especial onde atua com Classe Especial, há 20 anos. Professora no Colégio Cristo Rei - Ensino Normal, na área de formação docente desde 2014.

  • Marília Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015). É docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná- Campus Cornélio Procópio, especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia com interesse nos temas: Psicologia Educacional, Neuropsicologia, Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, Dificuldades de aprendizagem, Educação Especial e os Transtornos do Neurodesenvolvimento.  

  • Roberta Negrão de Araújo, Sra., Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química. Professora Adjunta A - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio. Professora da rede pública estadual - Paraná - Colégio Estadual Monteiro Lobato.

  • Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É docente efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisadora do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq:dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Matemática, com ênfase em História e Epistemologia da Ciência e da Matemática, em Análise Qualitativa de Dados e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem. 

Published

2019-07-29

Issue

Section

Artigos