A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO ENSINO DE UMA ESTUDANTE SURDA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.10.p129Palavras-chave:
Inclusão. Surdez. Formação Docente.Resumo
A inclusão escolar assevera o cumprimento do direito de todos à educação. Isto posto, emergiu o seguinte questionamento. De que forma tem ocorrido o ensino de uma estudante surda em um curso de formação de docentes? Este, por sua vez, determinou o objetivo geral desta pesquisa: analisar as percepções de professores de um curso de formação de docentes quanto ao processo de ensino de uma estudante surda. Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line. A análise dos resultados pautou-se nos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Com isso, evidenciou-se que a maioria do(a)s participantes definiu o processo de inclusão como uma oportunidade de acolhimento. Em relação às dificuldades, a maioria admitiu que sente ao trabalhar com estudantes com necessidades especiais, pois não tem domínio da Língua Brasileira de Sinais ou não tem material adequado e precisa adaptar conteúdos e avaliações. Todavia, uma minoria alegou não ter dificuldades, pois as aulas são ministradas por meio de estratégias diferenciadas, de tal modo que todo(a)s possuem possibilidade de aprender. Além disso, constatou-se que não há uma padronização quanto aos métodos de ensino. Dentre as ações indicadas estão: adaptação de texto; atendimento individualizado; atividades visuais; vídeos com legendas; criação de atividades. Por fim, sugere-se que a formação de professores contemple em seu currículo conhecimentos teóricos e metodológicos que propiciem uma ação docente que atenda às necessidades de qualquer estudante.
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