O ENSINO COLABORATIVO E A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.10.p119Abstract
A prática pedagógica, tanto dos professores da sala comum, quanto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve considerar os pressupostos da Educação Inclusiva. Isso incide diretamente na formação inicial e/ou permanente desses profissionais e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva reforçou ainda mais esses aspectos. Nesse contexto, o presente artigo objetivou apresentar uma discussão teórica sobre os papeis dos professores da sala comum e do AEE, assegurando uma prática inclusiva e trazendo como estratégia o ensino colaborativo e a formação permanente destes professores. Desta forma, a literatura especializada indica que o ensino colaborativo pode favorecer a inclusão escolar e propiciar aos professores uma formação permanente no próprio contexto de trabalho. Com isso, as discussões e reflexões advindas desses trabalhos, podem gerar mudanças na cultura do sistema educacional brasileiro e da formação inicial e permanente de professores de salas comuns e do AEE, preparando-os para uma atuação colaborativa. Essas mudanças, por sua vez, podem refletir diretamente no currículo escolar, nas práticas pedagógicas e nos diversos olhares, dentro e fora da escola, e assim vir a alimentar a prática da Educação Inclusiva.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-09-20
Issue
Section
Artigos
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
ZABOROSKI, Ana Paula; MATA, Simara Pereira da; SORIANO, Karen Regiane; MARTINS, Patrícia Tupin. O ENSINO COLABORATIVO E A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.10.p119. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7334.. Acesso em: 22 nov. 2024.