ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

avaliação e práticas inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240027

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação Superior, Avaliação, Práticas inclusivas, Romeu Sassaki

Resumo

O volume 11, número 3 da Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) do ano de 2024 é constituído de 11 artigos, que configura o dossiê temático sobre acessiblidade e inclusão na universidade, fruto do 4º Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Profissional Tecnológica, ocorrido em Natal/RN, de 02 a 05 de abril de 2024, promovido pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SIA/UFRN) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e parceria de instituições públicas de educação superior tendo como finalidade dar visibilidade aos trabalhos premiados na 1ª Edição, do Prêmio Romeu Sassaki, assim como estudos e pesquisas representando Instituições de Ensino Superior de diferentes regiões brasileiras no campo da política institucional e dos saberes e práticas inclusivas desenvolvidas no contexto da Educação Superior e Profissional Tecnológica. O Prêmio Romeu Sassaki é uma homenagem que passa a se configurar como elemento permanente do Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Profissional Tecnológica, pelo reconhecimento de sua pessoa no protagonismo frente a luta pelos dieitos das pessoas com deficiência na sociedade brasileira, cuja obra e dedicação foi reconhecida pela UFRN, em dezembro de 2021, homenageando-o com o título de Doutor Honoris em reconhecimento aos mais de 60 anos dedicados à promoção da inclusão das pessoas com deficiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Ricardo Lins Vieira de MELO, Univesidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Doutorado (2006) e Mestrado (2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Graduação em Fisioterapia pela UFPB (1993). Professor Titular da UFRN. Docente do Departamento de Fisioterapia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFRN. Presidente da Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial - CAENE (2010 - 2019). Secretário da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade - SIA (Desde 2019). Pós-doutorado na Universidade do Algarve em Portugal (2015-2016) pelo Programa Estágio Sênior no Exterior/CAPES. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação Especial/Inclusiva. Membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do INEP.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Como Citar

LINS VIEIRA DE MELO, Francisco Ricardo. ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: avaliação e práticas inclusivas. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 3, p. e0240027, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240027. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/16506.. Acesso em: 21 nov. 2024.