A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
UM DIÁLOGO SOB O PRISMA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240036Palavras-chave:
Profissionalidade Docente, Educação inclusiva, Educação SuperiorResumo
Este artigo tem como objetivo explicitar a profissionalidade docente numa perspectiva da educação inclusiva no contexto da educação superior estabelecendo diálogos com a Teoria das Representações Sociais (TRS). Adotamos, neste trabalho, uma abordagem qualitativa, por meio de estudo exploratório e bibliográfico, cujo teor põe a luz o porquê as percepções, os sentidos e significados dos professores universitários constituem relevante espessura social, decisivos a serem considerados quando se idealiza uma prática pedagógica que materialize os ideais sociais e educacionais de uma educação na perspectiva inclusiva no contexto de uma instituição de ensino superior. A pesquisa foi realizada com amplitude nacional e internacional nas bases de dados SciELO, Web Of Science, SCOPUS e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Os resultados indicaram um fértil campo de estudos, haja vista as incipientes produções em torno do nexo da profissionalidade docente e educação inclusiva, particularmente, no contexto da educação superior.
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