A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

UM DIÁLOGO SOB O PRISMA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240036

Palavras-chave:

Profissionalidade Docente, Educação inclusiva, Educação Superior

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar a profissionalidade docente numa perspectiva da educação inclusiva no contexto da educação superior estabelecendo diálogos com a Teoria das Representações Sociais (TRS). Adotamos, neste trabalho, uma abordagem qualitativa, por meio de estudo exploratório e bibliográfico, cujo teor põe a luz o porquê as percepções, os sentidos e significados dos professores universitários constituem relevante espessura social, decisivos a serem considerados quando se idealiza uma prática pedagógica que materialize os ideais sociais e educacionais de uma educação na perspectiva inclusiva no contexto de uma instituição de ensino superior. A pesquisa foi realizada com amplitude nacional e internacional nas bases de dados SciELO, Web Of Science, SCOPUS e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Os resultados indicaram um fértil campo de estudos, haja vista as incipientes produções em torno do nexo da profissionalidade docente e educação inclusiva, particularmente, no contexto da educação superior.

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Biografia do Autor

  • Laura Medeiros SOUTO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). Mestra em Gestão de Processos Institucionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Secretária Adjunta da Secretaria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFRN. Pesquisadora na área de Educação nas vertentes: educação especial/inclusiva, educação básica, educação profissional e tecnológica e ensino superior.

  • Elda Silva do Nascimento MELO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Pós-doutora em Educação pela Universidade de Valença/UV/Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pró-reitora de Graduação da UFRN. Coordena pesquisas sobre formação docente, Teoria das Representações Sociais e Praxiologia Bourdieu.

  • Francisco Ricardo Lins Vieira de MELO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Doutor pela Universidade do Algarve em Portugal. Professor Titular da UFRN. Docente do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Secretário da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN. Membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado da Educação Básica do INEP. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase na Educação Especial/Inclusiva.

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Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas