BARREIRAS DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240029

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Deficiência, Ensino Superior

Resumo

Baseado nas dimensões de acessibilidade propostas por Sassaki (2009), este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos estudantes com deficiência sobre a acessibilidade em uma Instituição Federal de Educação Superior. A pesquisa é de natureza qualitativa e aplicada. Foram realizados seis grupos focais guiados por um roteiro semiestruturado, com 19 estudantes da graduação com deficiência, objetivando identificar as barreiras à acessibilidade percebidas pelos estudantes na instituição. Os resultados apontaram a necessidade do fortalecimento de várias áreas, tais como a relação com os estudantes, a interação com os campi e promoção de soluções para acesso, permanência, participação e aprendizagem. Na percepção dos estudantes, há barreiras em todas as dimensões de acessibilidade, principalmente na barreira atitudinal, porém destacaram avanços na estrutura física. As barreiras indicadas pelos estudantes subsidiarão a construção de um planejamento estratégico do setor de acessibilidade na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Destaca-se ainda, a importância de compreender a amplitude do conceito de acessibilidade na comunidade universitária e enfatiza a necessidade de assumir responsabilidades individuais e coletivas na construção de uma universidade inclusiva.

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Biografia do Autor

  • Francileuda de Lima Linhares TEIXEIRA, Universidade Federal do Cariri - UFCA

    Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Cariri – UFCA/Brasil.

  • Lilia Asuca SUMIYA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS) e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Brasil

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Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas