Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação para professores

desenvolvimento de instrumental

Autores

  • Tatiana de Cassia Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p71

Palavras-chave:

Avaliação, Validade de Testes, Precisão

Resumo

O presente trabalho apresenta o processo de construção de uma ferramenta de triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação para ser respondida por professores, como parte de um processo compreensivo de identificação do fenômeno. O instrumento é composto por 42 itens, referentes a comportamentos em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico. O professor deve ler cada item e julgar a intensidade com que
cada comportamento representa o estudante avaliado, escolhendo uma dentre três alternativas: desenvolvimento abaixo do nível
esperado para a idade, nível igual ao apresentado por crianças da mesma idade ou muito característico dessa criança (desenvolvimento acima da média). É voltada para avaliação de alunos do 3o ao 9o ano do ensino fundamental. Uma série de estudos voltados à investigação das qualidades psicométricas da ferramenta já foram conduzidas e serão apresentadas, de forma resumida, ao longo do trabalho. Dentre elas, destacam-se evidências de validade de construto, estrutura interna, de critério externo e medidas externas, bem como precisão por meio da consistência interna. Os resultados obtidos até o momento, confirmam a adequação da escala para o propósito para o qual foi criada, de funcionar como uma ferramenta de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação, que justifiquem a indicação do estudante para uma avaliação mais ampla e criteriosa.

Recebido em: 12 de outubro de 2019
Modificado em: 07 de março de 2020
Aceito em: 24 de abril de 2020

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Biografia do Autor

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PUC/Campinas); Atualmente encontra-se como Visiting Scholar na University of California – Berkeley, bolsista Fapesp; Pós-Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC/Campinas. Pesquisadora Produtividade nível 2 CNPq; Membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD, 2018-2020) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na ANPEPP.

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Publicado

2020-06-21

Como Citar

Nakano, T. de C. (2020). Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação para professores: desenvolvimento de instrumental. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 7(1), 71–86. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p71

Edição

Seção

Artigos