Convento da Penha
um lugar de memória e de história cultural
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2012.v5n0.2364Palavras-chave:
Convento da Penha, Lugares de memória, Identidade CulturalResumo
Esta experiência interdisciplinar buscou como desafio discutir entre adolescentes de uma escola pública do Município de Vila Velha/ES o conceito de patrimônio cultural e, a partir desse conceito, reconhecer os bens materiais e imateriais formadores do patrimônio daquele município. O trabalho de campo resultou na criação estética coletiva de uma leitura do Convento da Penha, que foi retratado pela técnica de mosaico em papel. A obra encontra-se em exposição permanente no hall da escola denominada Unidade Municipal de Ensino Fundamental Profa. Nair Dias Barbosa, situada em Vila Velha – ES.Downloads
Referências
ANDRADE, R.M.F. de; SPHAN. Depoimento ao Conselho Federal de Cultura (jan. 1968). Rio de Janeiro: Ministério da Cultura/Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. São Paulo: Atlas, 1992.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRZEZINSKI, I. (org). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CONVENTO DA PENHA. Disponível em http://www.ufes.br/~nipp/es/vilavelh/monument.htm. Acesso em 24/4/2006.
DEMO, P. Participação é conquista: noções da política social participativa. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993. HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MAUSS,M. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca em sociedades arcaicas. In: Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974.
NORA, P. Les lieux de mémorie. Paris: Editions Gallimard, 1984.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Alberto Carlos de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.