Convento da Penha
um lugar de memória e de história cultural
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2012.v5n0.2364Palabras clave:
Convento da Penha, Lugares de memória, Identidade CulturalResumen
Esta experiência interdisciplinar buscou como desafio discutir entre adolescentes de uma escola pública do Município de Vila Velha/ES o conceito de patrimônio cultural e, a partir desse conceito, reconhecer os bens materiais e imateriais formadores do patrimônio daquele município. O trabalho de campo resultou na criação estética coletiva de uma leitura do Convento da Penha, que foi retratado pela técnica de mosaico em papel. A obra encontra-se em exposição permanente no hall da escola denominada Unidade Municipal de Ensino Fundamental Profa. Nair Dias Barbosa, situada em Vila Velha – ES.Descargas
Referencias
ANDRADE, R.M.F. de; SPHAN. Depoimento ao Conselho Federal de Cultura (jan. 1968). Rio de Janeiro: Ministério da Cultura/Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. São Paulo: Atlas, 1992.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRZEZINSKI, I. (org). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CONVENTO DA PENHA. Disponível em http://www.ufes.br/~nipp/es/vilavelh/monument.htm. Acesso em 24/4/2006.
DEMO, P. Participação é conquista: noções da política social participativa. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993. HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MAUSS,M. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca em sociedades arcaicas. In: Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974.
NORA, P. Les lieux de mémorie. Paris: Editions Gallimard, 1984.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Alberto Carlos de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Política para Periódicos de Acceso Abierto
Los autores mantienen los derechos de autor sobre el artículo publicado y la Revista Aurora posee el derecho de primera publicación. La Revista adopta la licencia Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente por las principales revistas y editores de acceso abierto. Esta licencia permite que terceros remixen, adapten y creen a partir del trabajo publicado, otorgando el debido crédito de autoría y publicación inicial en esta revista. Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo: publicar en un repositorio institucional, en un sitio personal, publicar una traducción o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.