A (contra)reforma do ensino médio e o capitalismo histórico

pensando a sociologia sob a luz do ciclo sistêmico de acumulação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2024.v17.024015

Palavras-chave:

Ciclos Sistêmicos de Acumulação, Crise Estrutural, Ensino Médio, Reforma, Sociologia

Resumo

O ensino médio brasileiro, última etapa da considerada educação básica, encontra-se em um momento emblemático na sua história. A lei 13.415/2017 coloca mudanças estruturais na referida etapa de ensino, como alterações de carga horária e inclusão de novos componentes curriculares, em consonância com um novo currículo nacional, a Base Nacional Comum Curricular. Buscaremos contribuir à compreensão da situação do componente curricular de Sociologia (representante das Ciências Sociais) nesse movimento significativo, especificando o estado de São Paulo, haja vista que o componente possuí um histórico de instabilidade na educação escolar, minimizado com sua inclusão como obrigatória em todo país no ano de 2008. Essa contribuição centra-se nas relações entre o momento histórico de mudanças no ensino médio e as rupturas e continuidades do sistema produtivo capitalista, tendo como ferramenta de análise os Ciclos Sistêmicos de Acumulação. A configuração da Sociologia será abordada a partir da categoria de conhecimento poderoso, e como esse conhecimento fica comprometido nas atuais mudanças.

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Biografia do Autor

  • Fábio Henrique Ferreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Fábio Henrique Ferreira é Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em  Ciências Sociais da Universidade EstadualPaulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília. E-mail: fabio.ferreira@unesp.br 

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Publicado

2024-10-21

Declaração de Disponibilidade de Dados

Os conteúdos subjacentes ao texto da pesquisa estão contidos no manuscrito.

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Artigos

Como Citar

FERREIRA, Fábio Henrique. A (contra)reforma do ensino médio e o capitalismo histórico: pensando a sociologia sob a luz do ciclo sistêmico de acumulação. Revista Aurora, Marília, SP, v. 17, p. 024015, 2024. DOI: 10.36311/1982-8004.2024.v17.024015. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/15431.. Acesso em: 21 nov. 2024.