A (contra)reforma do ensino médio e o capitalismo histórico
pensando a sociologia sob a luz do ciclo sistêmico de acumulação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2024.v17.024015Palavras-chave:
Ciclos Sistêmicos de Acumulação, Crise Estrutural, Ensino Médio, Reforma, SociologiaResumo
O ensino médio brasileiro, última etapa da considerada educação básica, encontra-se em um momento emblemático na sua história. A lei 13.415/2017 coloca mudanças estruturais na referida etapa de ensino, como alterações de carga horária e inclusão de novos componentes curriculares, em consonância com um novo currículo nacional, a Base Nacional Comum Curricular. Buscaremos contribuir à compreensão da situação do componente curricular de Sociologia (representante das Ciências Sociais) nesse movimento significativo, especificando o estado de São Paulo, haja vista que o componente possuí um histórico de instabilidade na educação escolar, minimizado com sua inclusão como obrigatória em todo país no ano de 2008. Essa contribuição centra-se nas relações entre o momento histórico de mudanças no ensino médio e as rupturas e continuidades do sistema produtivo capitalista, tendo como ferramenta de análise os Ciclos Sistêmicos de Acumulação. A configuração da Sociologia será abordada a partir da categoria de conhecimento poderoso, e como esse conhecimento fica comprometido nas atuais mudanças.
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