Do neorealismo ao cinema autoral

a trajetória de Federico Fellini na primeira década como diretor (1951-1960)

Autores/as

  • Rafaela Fernandes Narciso Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n1.08.p96

Palabras clave:

Federico Fellini, Pensamento Social no Cinema, Universo Circense, Palhaços

Resumen

Neste artigo iremos abordar a formação do modo de fazer cinema que será desenvolvido por Federico Fellini tomando por base os pressupostos do neorealismo cinematográfico italiano, do qual foi integrante. Através de análise do contexto social, político e cultural do cineasta, bem como de movimentos cinematográficos relevantes para a análise, buscaremos compreender a formação de um estilo crítico e humorístico que ficará conhecido em todo o mundo como felliniano. Estilo este que será desenvolvido através da influência do universo do circo e do palhaço e acabará presente não só nas obras e personagens de Fellini, mas também em sua visão de mundo.

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Biografía del autor/a

  • Rafaela Fernandes Narciso, Universidade Estadual de Londrina

    Professora colaboradora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina formou-se Bacharel (2010) em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Marília, Mestre (2012) em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/Guarulhos. rafa_fernandes@outlook.com.

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Publicado

2016-11-25

Número

Sección

Miscelânea

Cómo citar

NARCISO, Rafaela Fernandes. Do neorealismo ao cinema autoral: a trajetória de Federico Fellini na primeira década como diretor (1951-1960). Revista Aurora, Marília, SP, v. 9, n. 01, p. 106–127, 2016. DOI: 10.36311/1982-8004.2016.v9n1.08.p96. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/6477.. Acesso em: 21 nov. 2024.