Bioética & educação

quando o fundamento da civilização encontra-se no estímulo ao vício

Autores/as

  • Marcelo Lira Silva Universidad Estatal Paulista

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2012.v5n0.2362

Palabras clave:

medicalização, educação, vício, virtude

Resumen

Objetiva-se, com este breve ensaio, expor alguns elementos acerca do fenômeno crescente da medicalização de crianças e adolescentes como parte intrínseca do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, da tentativa de apreensão das múltiplas e contraditórias relações sociais de um tipo particular de fenômeno social – tido como biológico –, que cada vez mais impõe sua presença no espaço e na dinâmica escolar. Pode-se afirmar, com relativa certeza, que o fenômeno da medicalização tornou-se um dos elementos constitutivos do processo de ensino-aprendizagem e que, em larga medida, a sociabilidade infantojuvenil, cada vez mais depende de psicotrópicos. A partir de tal hipótese, buscar-se-á analisar o processo de saúde-doença presentes nas concepções, movimento e dinâmica daquilo que convencionalmente foi denominado pela literatura médica de Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Ora, a partir dos termos postos, o ensaio ora proposto se constituirá a partir da seguinte questão: é possível constituir uma sociabilidade e, portanto, uma sociedade virtuosa a partir da educação pelos vícios?

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Biografía del autor/a

  • Marcelo Lira Silva, Universidad Estatal Paulista

    Filósofo e Cientista Social pela Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Filosofia e Ciências/ Campus de Marília. Doutorando em Ciências Sociais e Professor Substituto do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP. Pesquisador Financiado pela CAPES. E-mail: marcelo_lira@marilia.unesp.br

    Este trabalho foi realizado a partir dos diálogos e discussões estabelecidos acerca da questão, tanto no Centro de Atendimento Multidisciplinar/ Secretaria da Educação do Município de Marília, quanto na disciplina Ética e Educação, ministrada pelo Professor Alonso de Carvalho do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de Marília, no ano de 2011.

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Publicado

2012-09-21

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

SILVA, Marcelo Lira. Bioética & educação: quando o fundamento da civilização encontra-se no estímulo ao vício. Revista Aurora, Marília, SP, v. 5, p. 37–54, 2012. DOI: 10.36311/1982-8004.2012.v5n0.2362. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/2362.. Acesso em: 22 nov. 2024.