The youth as a device of modern societies

Authors

  • Mário Thiago Ruggieri Neto Neto Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2015.v8n2.4075

Keywords:

Youth, Device, Governmentality, Modern Societies

Abstract

Um debate que vem ganhando força no Brasil nas últimas duas décadas é o dos direitos específicos da juventude. Dentre os desafios colocados por este debate se destaca a necessidade de definição conceitual da juventude e da ampliação das visibilidades dentro das quais se constroem as políticas públicas voltadas para este segmento da sociedade. Longe de querer esgotar a temática, o presente artigo tem como objetivo indicar alguns apontamentos teóricos e metodológicos que contribuam na compreensão da juventude e de sua construção como problema político e científico. Nossa proposta é partir de algumas contribuições do pensamento de Michel Focault, notadamente de duas ferramentas analíticas: a governamentalidade – formas e regimes de verdade através dos quais o poder se exerce nas relações sociais e torna possível o governo das condutas individuais e coletivas; dispositivo – rede de conhecimentos, práticas e discursos que são construídos em torno de um objeto determinado. Demonstraremos, a partir da análise de alguns discursos científicos, como a juventude foi construída como um dispositivo no interior de processos que configuraram a governamentalidade nas sociedades modernas.

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Author Biography

  • Mário Thiago Ruggieri Neto Neto, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    O presente artigo é uma versão adaptada de um capitulo da dissertação de mestrado (ainda em construção) do autor.

    Bacharel e licenciado em Ciências Sociais, mestrando na mesma área pelo PPGCS UNESP/Marília.

     

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Published

2015-08-27

How to Cite

NETO, Mário Thiago Ruggieri Neto. The youth as a device of modern societies . Revista Aurora, Marília, SP, v. 8, n. 2, p. 27–52, 2015. DOI: 10.36311/1982-8004.2015.v8n2.4075. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/4075.. Acesso em: 4 dec. 2024.