Ensino de sociologia em questão

a história da sociologia na educação básica e a questão de debates étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12esp.09.p73

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Estranhamento, Desnaturalização, Conflitos Étnico-Raciais

Resumo

O presente artigo propõe-se a expor reflexões obtidas como resultado de pesquisa bibliográfica buscando pensar sobre a relevância do Ensino de Sociologia como instrumento de educação e redução da discriminação e violências de cunho étnico-racial na escola. Partindo de uma sucinta recuperação da história do Ensino de Sociologia na Educação Básica, propõe-se uma reflexão sobre sua instabilidade no currículo e seu pouco tempo de existência obrigatória – a partir de 2008 –, buscando, assim, fomentar a produção de instrumentos e metodologias de ensino que contribuam para a formação do professor e o fortalecimento da Sociologia como disciplina escolar. Por meio de uma análise das concepções sobre o Ensino de Sociologia evocadas nas Orientações Curriculares Nacionais (2006) que apontam para o trabalho com os conceitos de Estranhamento e Desnaturalização como princípio metodológico, busca-se pensar a questão étnico-racial como de essencial importância, propondo o fortalecimento da Sociologia como recurso educativo para combater o Racismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniely Nascimento Marreira Dantas, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    É professora da SEE/SP, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista UNESP, aluna do programa de pós-graduação PROFSOCIO. Este trabalho foi submetido ao Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Marília: “Os desafios e limites das ciências sociais na atual conjuntura”.

  • Wilian Marques Dias, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista UNESP, aluno do programa de pós-graduação PROFSOCIO. Este trabalho foi submetido ao Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Marília: “Os desafios e limites das ciências sociais na atual conjuntura”.

Referências

BRASIL. Câmara dos Deputados (2008) - Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11684-2-junho-2008-575857-publicacaooriginal-99168-pl.html> Acesso em: 20/07/2018 às 13:30.

Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006.

Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro Brasileira. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/res012004.pdf. > Acesso em 20 de jan de 2019.

Relatório do Comitê Nacional para a Preparação da Participação Brasileira na III Conferência Mundial das Nações Unidas Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. Brasília, 2001. Disponível em http:/www.dhnet.org.br/direitos/sos/discrim/relatorio.htm. Acesso em 20 jan. 2019

COSTA, S. Paradoxos do Pensamento Anti-Racista Brasileiro no começo do século XX. In: Teoria e pesquisa. Jan/Jun 2003. São Carlos, UFSCAR. Disponível em:<http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/viewFile/58/48.>Acesso em: 10 ago. 2017

DAYRELL, J. B. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização Juvenil. Educ. Soc.,Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.

DIAS, Lucimar Rosa. Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais – da LDB de 1961 à Lei 10.639 de 2003. In: ROMÃO, J. (Org.). História da educação dos negros e outrashistórias. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2005.

FLORÊNCIO, M. A. de L. A Sociologia no Ensino Médio: O percurso histórico nos Brasil e em Alagoas. Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), 2009.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Encarte Especial

Como Citar

DANTAS, Daniely Nascimento Marreira; DIAS, Wilian Marques. Ensino de sociologia em questão: a história da sociologia na educação básica e a questão de debates étnico-raciais. Revista Aurora, Marília, SP, v. 12, n. 3, p. 73–88, 2019. DOI: 10.36311/1982-8004.2019.v12esp.09.p73. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/9769.. Acesso em: 21 nov. 2024.