Sociedade disciplinar no pensamento de Foucault e a sociedade de controle no pensamento de Deleuze-Guattari

o papel da instituição educacional e o controle na infância

Autores

  • Vivian de Jesus Correia e Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n2.09.p130

Palavras-chave:

infância, produção de subjetividade, educação infantil, capitalismo, sociedade disciplinar, sociedade de controle, biopolítica

Resumo

Este artigo trata do recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica acerca da vivência contemporânea da infância. O objetivo é, sob o viés da expropriação da infância através do submetimento ao formato da rotina capitalista, fazer uma reflexão teórica à luz de Foucault, Deleuze e Guattari sobre o processo de produção de subjetividade. Paradoxalmente ao contexto de proteção e cuidado, contrapõe-se a exigência para as crianças de quatro meses até os seis anos de idade de uma organização rígida e duradoura de horários e atividades, juntamente com seu confinamento na maior parte do tempo, dentro da educação infantil. Em acordo com o cotidiano de trabalho dos pais, a criança é inserida no modo educacional de funcionamento capitalista desde a mais tenra idade. As abordagens educativas no ambiente institucional geralmente perduram por anos e a exposição continuada a tais circunstâncias pode contribuir para formação de um contingente populacional diferenciado, já que objetificados cada vez mais precocemente.

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Biografia do Autor

  • Vivian de Jesus Correia e Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutoranda em Psicologia e Sociedade pela UNESP (Universidade Estadual Paulista/ câmpus de Assis-SP); Mestra em Psicologia e Sociedade pela UNESP; Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia pela UNESP. Servidora Pública e Psicóloga responsável pelo Abrigo Municipal de Adolescentes de Miracatu/SP.

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Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Miscelânea

Como Citar

SILVA, Vivian de Jesus Correia e. Sociedade disciplinar no pensamento de Foucault e a sociedade de controle no pensamento de Deleuze-Guattari: o papel da instituição educacional e o controle na infância. Revista Aurora, Marília, SP, v. 9, n. 2, p. 130–147, 2017. DOI: 10.36311/1982-8004.2016.v9n2.09.p130. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7050.. Acesso em: 13 nov. 2024.