De olho nas campanhas eleitorais, redes sociais e pleitos municipais

um levantamento na Compós e na Compolítica

Autores

  • Arthur Raposo Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luiz Ademir de Oliveira Federal University of São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n1.p49-70

Palavras-chave:

MÍDIA, POLÍTICA, ELEIÇÕES, REDES SOCIAIS, CAMPANHAS ELEITORAIS, PREFEITURAS

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela crise sanitária e de saúde pública provocada pelo avanço da Covid-19 no mundo e também pela ida dos brasileiros às urnas para definir os rumos da administração dos respectivos municípios. Em um cenário brasileiro no qual há um governo que realiza ataques contra universidades e centros de pesquisa, a intenção desse artigo é fazer um levantamento de trabalhos publicados nos anais de dois eventos científicos. Para isso, foram estabelecidos dois filtros de busca - de acordo com os Grupos de Trabalho e palavras-chave relacionadas. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), ao fim, constatou-se a atenção voltada pelos pesquisadores da área de comunicação política aos atores, estratégias e ocorridos durante as eleições presidenciais de 2018, embora também tenham sido encontrados textos referentes a prefeituras, principalmente, capitais.

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Biografia do Autor

  • Arthur Raposo Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Jornalista e publicitário, é especialista em Influência Digital e tem MBA em Comunicação Corporativa. Mestrando em Comunicação no PPGCOM UFJF, é bolsista da Capes desde março de 2020. E-mail de contato: arthurraposogomes@gmail.com

  • Luiz Ademir de Oliveira, Federal University of São João del-Rei

    Com pós-doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução (SBI/IUPERJ). Professor do curso de graduação em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. E-mail: luizoli@ufsj.edu.br

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Publicado

2022-10-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

RAPOSO GOMES, Arthur; DE OLIVEIRA, Luiz Ademir. De olho nas campanhas eleitorais, redes sociais e pleitos municipais: um levantamento na Compós e na Compolítica. Revista Aurora, Marília, SP, v. 15, n. 1, p. 49–70, 2022. DOI: 10.36311/1982-8004.2022.v15.n1.p49-70. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/12851.. Acesso em: 19 nov. 2024.