De olho nas campanhas eleitorais, redes sociais e pleitos municipais
PDF

Palavras-chave

MÍDIA
POLÍTICA
ELEIÇÕES
REDES SOCIAIS
CAMPANHAS ELEITORAIS
PREFEITURAS

Como Citar

De olho nas campanhas eleitorais, redes sociais e pleitos municipais: um levantamento na Compós e na Compolítica. Revista Aurora, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 49–70, 2022. DOI: 10.36311/1982-8004.2022.v15.n1.p49-70. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/12851.. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela crise sanitária e de saúde pública provocada pelo avanço da Covid-19 no mundo e também pela ida dos brasileiros às urnas para definir os rumos da administração dos respectivos municípios. Em um cenário brasileiro no qual há um governo que realiza ataques contra universidades e centros de pesquisa, a intenção desse artigo é fazer um levantamento de trabalhos publicados nos anais de dois eventos científicos. Para isso, foram estabelecidos dois filtros de busca - de acordo com os Grupos de Trabalho e palavras-chave relacionadas. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), ao fim, constatou-se a atenção voltada pelos pesquisadores da área de comunicação política aos atores, estratégias e ocorridos durante as eleições presidenciais de 2018, embora também tenham sido encontrados textos referentes a prefeituras, principalmente, capitais.

PDF

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.

BERGAMO, Rafael. Um palanque com milhões de pessoas. In: FRATINI, Juliana. Campanhas Políticas nas Redes Sociais: como fazer comunicação digital com eficiência. 1. ed. São Paulo: Matrix, 2020. P. 85-92.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Paráfrase em português do Brasil: Railton Sousa Guedes. 1997. Versão eletrônica produzida pelo Coletivo Periferia, 2003.

DOMENACH, Jean-Marie. A propaganda política. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1963.

FERNANDES, Carla Montuori; OLIVEIRA, Luiz Ademir de; COIMBRA, Mayra Regina; CAMPOS, Mariane Motta de. A pós-verdade em tempos de Covid-19: o negacionismo no discurso do governo no Instagram: In: Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, e.5317, dez 2020.

FRATINI, Juliana. Campanhas Políticas nas Redes Sociais: como fazer comunicação digital com eficiência. 1. ed. São Paulo: Matrix, 2020. 168 p.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 1985.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação. São Paulo: Paulus, 2004.

HJARVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. In: MATRIZes. Ano 5, n. 2, jan. /jun. 2012 – São Paulo. Brasil. P. 53-91.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

LIMA, Venício de. Mídia: crise política e poder no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.

MANHANELLI, Carlos Augusto. Marketing pós-eleitoral: técnicas de marketing para um mandato de sucesso. São Paulo: Summus, 2004.

MIGUEL, Luís Felipe; BIROLI, Flávia (Org.). Mídia representação e democracia. Editora Hucitec. São Paulo: 2010.

PANKE, Luciana. Campanhas eleitorais para mulheres: desafios e tendências. 1 ed. Curitiba: Ed. UFPR, 2016.

RODRIGUES, A.D. Estratégias de Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

SANT’ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 9. ed. rev.

SCHWARTZENBERG, Roger-Gérard. O Estado Espetáculo: ensaio sobre e contra o star system em política. Círculo do Livro. São Paulo: 1977.

THOMPSON, J.B. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 2013.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 2. ed. rev.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Aurora

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##