Financeirização da Educação

uma síntese do problema

Autores

  • Natalyia G. Yakovleva Universidade Estatal Losmonov de Moscou
  • Aline Marcondes Miglioli Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p29-46

Palavras-chave:

educação, financeirização, homo finasus

Resumo

Neste artigo a autora propõe e discute o conceito de financeirização da educação, conceptualizando-o a partir da atual fase do capitalismo tardio e mostrando a sua essência, qual seja, a subordinação da educação ao capital financeiro e aos seus atores. O artigo também demonstra a influência da financeirização da educação na sociedade e nos indivíduos. O trabalho conclui que o capital financeiro subordina o conteúdo, os objetivos e os valores da sociedade e cria uma atmosfera social em que a educação se torna um condutor da financeirização da sociedade. Portanto, o capital financeiro forma estereótipos para o comportamento social dos principais grupos e leva à formação de um novo tipo de pessoa, o homo fincansus.
Este processo fortalece e acelera a financeirização da economia e da sociedade como um todo. Este trabalho também apresenta as características específicas que distinguem a financeirização da educação em comparação com outros setores sociais e as características que os assemelham.

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Biografia do Autor

Natalyia G. Yakovleva, Universidade Estatal Losmonov de Moscou

Doutora em Economia, Coordenadora de pesquisa no Instituto de Economia (Centro de Teoria Econômica e Setor Social) - Academia de Ciências Russa - Faculdade de Filosofia - Centro Científico Educacional de Estudos Marxistas Contemporâneos (CCEEMC), Universidade Estatal Losmonov de Moscou, Russia

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

G. Yakovleva, N., & Miglioli, A. M. (2022). Financeirização da Educação: uma síntese do problema. Revista Fim Do Mundo, 3(7), 29–46. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n7.p29-46

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