Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005Palavras-chave:
fisiologia, estética, ilusão, atorResumo
Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a discussão das relações entre arte e verdade, arte e ilusão. Ao final, procura-se apontar a importância dessa idéia de uma fisiologia da arte, a partir da referência à figura do ator.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
01-01-2007
Edição
Seção
Artigos e Comentários
Licença
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
Como Citar
CHAVES, Ernani. Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 30, n. 1, p. 51–63, 2007. DOI: 10.1590/S0101-31732007000100005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/933.. Acesso em: 22 nov. 2024.