Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte

Autores

  • Ernani Chaves

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005

Palavras-chave:

fisiologia, estética, ilusão, ator

Resumo

Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a discussão das relações entre arte e verdade, arte e ilusão. Ao final, procura-se apontar a importância dessa idéia de uma fisiologia da arte, a partir da referência à figura do ator.

Publicado

01-01-2007

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte. (2007). Trans/Form/Ação, 30(1), 51-63. https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005

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