Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005Palabras clave:
fisiologia, estética, ilusão, atorResumen
Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a discussão das relações entre arte e verdade, arte e ilusão. Ao final, procura-se apontar a importância dessa idéia de uma fisiologia da arte, a partir da referência à figura do ator.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Publicado
01-01-2007
Número
Sección
Artículos y Comentarios
Licencia
Derechos de autor 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto publicado bajo una licencia Creative Commons.
Cómo citar
CHAVES, Ernani. Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 30, n. 1, p. 51–63, 2007. DOI: 10.1590/S0101-31732007000100005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/933.. Acesso em: 22 nov. 2024.