Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte

Authors

  • Ernani Chaves

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005

Keywords:

fisiologia, estética, ilusão, ator

Abstract

Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a discussão das relações entre arte e verdade, arte e ilusão. Ao final, procura-se apontar a importância dessa idéia de uma fisiologia da arte, a partir da referência à figura do ator.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-01-01

Issue

Section

Articles and Comments

How to Cite

CHAVES, Ernani. Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 30, n. 1, p. 51–63, 2007. DOI: 10.1590/S0101-31732007000100005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/933.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)