Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005Palavras-chave:
fisiologia, estética, ilusão, atorResumo
Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a discussão das relações entre arte e verdade, arte e ilusão. Ao final, procura-se apontar a importância dessa idéia de uma fisiologia da arte, a partir da referência à figura do ator.Downloads
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Publicado
2007-01-01
Como Citar
Chaves, E. (2007). Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 30(1), 51–63. https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005
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