Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005Keywords:
fisiologia, estética, ilusão, atorAbstract
Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a discussão das relações entre arte e verdade, arte e ilusão. Ao final, procura-se apontar a importância dessa idéia de uma fisiologia da arte, a partir da referência à figura do ator.Published
2007-01-01
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Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte. (2007). Trans/Form/Ação, 30(1), 51-63. https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005