Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005Mots-clés :
fisiologia, estética, ilusão, atorRésumé
Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a discussão das relações entre arte e verdade, arte e ilusão. Ao final, procura-se apontar a importância dessa idéia de uma fisiologia da arte, a partir da referência à figura do ator.Téléchargements
Publié
2007-01-01
Numéro
Rubrique
Articles et Commentaires
Licence
© TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia 2021
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
Comment citer
Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte. (2007). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 30(1), 51-63. https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000100005