FILOSOFIA, TOM E ILUSÃO MUSICAL EM KANT. DA VIVIFICAÇÃO SONORA DO ÂNIMO À RECEPÇÃO DO TOM DA RAZÃO
Parole chiave:
Crítica. Razão. Tom.Abstract
O artigo tenciona, primeiramente, enriquecer o estudo da função que o conceito de tom desempenha na ideia kantiana de razão, ao estendê-lo à análise da música como arte dos sons que a Crítica do Juízo contém. Em segundo lugar, propõe-se determinar os motivos pelos quais a matemática se revela incapaz, devido à especificidade do método filosófico e à corporalidade da ecepção musical, respectivamente, de expressar o modo de proceder da razão e da arte dos sons. Finalmente, aponta-se para uma semelhança entre música e razão, no que diz respeito à rejeição que compartilham da queda na Schwärmerei, apesar da distância que se estabelece entre ambas enquanto duas maneiras contrárias de exercitar e fomentar a vida e o sentimento dela.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2012-03-23
Come citare
Madrid, N. S. (2012). FILOSOFIA, TOM E ILUSÃO MUSICAL EM KANT. DA VIVIFICAÇÃO SONORA DO ÂNIMO À RECEPÇÃO DO TOM DA RAZÃO. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 35(1), 47–72. Recuperato da https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1801
Fascicolo
Sezione
Articoli e Recensioni
Licenza
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.