O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E SEUS VÍNCULOS COM AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS

Authors

  • Cláudia da Mota Darós PARENTE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.02.p7

Keywords:

Política Educacional. Formação de professores. Alfabetização.

Abstract

Esta pesquisa situa-se no campo das políticas públicas e tem como objetivo analisar possíveis relações entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as políticas de formação de professores alfabetizadores nos municípios paulistas. O estudo analisa 264 municípios paulistas que participaram do PNAIC em 2013 e/ou 2014, articulando as abordagens quantitativa e qualitativa na análise dos resultados. Os municípios paulistas possuem uma trajetória no campo da formação de professores, principalmente, decorrente da colaboração com as esferas estadual e federal. O PNAIC é uma ação entre várias outras já desenvolvidas e em desenvolvimento nos municípios paulistas em termos de formação de professores alfabetizadores. No entanto, o estudo mostra a importância do PNAIC para o fortalecimento da política de formação de professores alfabetizadores no âmbito municipal e defende a efetivação do regime de colaboração entre os diferentes entes federativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Cláudia da Mota Darós PARENTE

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2016-03-09

How to Cite

PARENTE, C. da M. D. (2016). O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E SEUS VÍNCULOS COM AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS. Educação Em Revista, 17. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.02.p7

Most read articles by the same author(s)