O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E SEUS VÍNCULOS COM AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.02.p7Keywords:
Política Educacional. Formação de professores. Alfabetização.Abstract
Esta pesquisa situa-se no campo das políticas públicas e tem como objetivo analisar possíveis relações entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as políticas de formação de professores alfabetizadores nos municípios paulistas. O estudo analisa 264 municípios paulistas que participaram do PNAIC em 2013 e/ou 2014, articulando as abordagens quantitativa e qualitativa na análise dos resultados. Os municípios paulistas possuem uma trajetória no campo da formação de professores, principalmente, decorrente da colaboração com as esferas estadual e federal. O PNAIC é uma ação entre várias outras já desenvolvidas e em desenvolvimento nos municípios paulistas em termos de formação de professores alfabetizadores. No entanto, o estudo mostra a importância do PNAIC para o fortalecimento da política de formação de professores alfabetizadores no âmbito municipal e defende a efetivação do regime de colaboração entre os diferentes entes federativos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.