A HISTÓRIA DA AMÉRICA, A ESCOLARIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS RELATIVOS AO PASSADO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.04.p43

Palavras-chave:

História da Educação, Construção do Campo das Disciplinas Escolares, Ensino de História

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar que o currículo da escola secundária brasileira, tradicionalmente, definiu-se a partir de preceitos conservadores – muitos dos quais afrontados pela proposta de inserção da história da América. Assim, recupera algumas reflexões de Rocha Pombo, autor do primeiro livro didático de história da América publicado no Brasil (1900), e as linhas gerais dos debates que cercaram a inclusão deste conteúdo na Educação Básica. Conclui que muitas vezes a proposta de centralizar o currículo da disciplina História nos estudos americanos partiu de sujeitos considerados de esquerda, talvez marginais em relação aos mais prestigiados centros de cultura da Belle Époque e encontrou resistências em face de dois componentes fortemente consolidados: a História Antiga no início do século XX e a História do Brasil mais recentemente.

Biografia do Autor

  • Emery Marques GUSMÃO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-11-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A HISTÓRIA DA AMÉRICA, A ESCOLARIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS RELATIVOS AO PASSADO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES. (2017). Educação Em Revista, 18(2), 43-54. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.04.p43

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2