O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E SEUS VÍNCULOS COM AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS

Autores

  • Cláudia da Mota Darós PARENTE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.02.p7

Palavras-chave:

Política Educacional. Formação de professores. Alfabetização.

Resumo

Esta pesquisa situa-se no campo das políticas públicas e tem como objetivo analisar possíveis relações entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as políticas de formação de professores alfabetizadores nos municípios paulistas. O estudo analisa 264 municípios paulistas que participaram do PNAIC em 2013 e/ou 2014, articulando as abordagens quantitativa e qualitativa na análise dos resultados. Os municípios paulistas possuem uma trajetória no campo da formação de professores, principalmente, decorrente da colaboração com as esferas estadual e federal. O PNAIC é uma ação entre várias outras já desenvolvidas e em desenvolvimento nos municípios paulistas em termos de formação de professores alfabetizadores. No entanto, o estudo mostra a importância do PNAIC para o fortalecimento da política de formação de professores alfabetizadores no âmbito municipal e defende a efetivação do regime de colaboração entre os diferentes entes federativos.

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Biografia do Autor

  • Cláudia da Mota Darós PARENTE

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Publicado

2016-03-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PARENTE, C. da M. D. (2016). O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E SEUS VÍNCULOS COM AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS. Educação Em Revista, 17. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.02.p7

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