A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67Palavras-chave:
Educação inclusiva, Formação de professores, Ciências BiológicasResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar e analisar a produção científica disponibilizada no Portal de Periódicos CAPES sobre a temática da formação de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da educação inclusiva, durante o período de 2008 a 2016, visando apenas artigos científicos. Realizou-se uma busca avançada no Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “biologia” e “educação inclusiva” conjuntamente. Quantitativamente, somou-se um total de 29 documentos, onde, 23 entraram para análise qualitativa desta pesquisa. A partir da leitura dos 23 artigos, identificou-se que apenas 4 artigos versavam sobre a temática da pesquisa e quando analisados, segundo a genealogia em Michel Foucault, demonstram que o enfoque atribuído à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva está, frequentemente, relacionado à inclusão do público-alvo da educação especial no ensino regular, o que pode estar interligado ao exercício de poder dos discursos e interpretações atribuídos à educação inclusiva, que somada às produções sobre o mesmo tema, oriundas de fóruns e eventos sobre educação especial e publicadas em periódicos nacionais, fortalecem a concepção de que a educação inclusiva está associada ao público da educação especial. Nesse sentido, o presente trabalho problematiza que, mesmo diante dos avanços no campo da inclusão no cenário atual, há necessidade de oportunizar maior visibilidade a novas discussões sobre o objetivo de educação inclusiva, as quais possam abranger não somente aspectos da educação especial, como também a promoção da equidade educacional, contribuindo, assim, para a formação inicial de professores em ciências e ciências biológicas na perspectiva da educação inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1