A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação de professores, Ciências Biológicas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar e analisar a produção científica disponibilizada no Portal de Periódicos CAPES sobre a temática da formação de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da educação inclusiva, durante o período de 2008 a 2016, visando apenas artigos científicos. Realizou-se uma busca avançada no Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “biologia” e “educação inclusiva” conjuntamente. Quantitativamente, somou-se um total de 29 documentos, onde, 23 entraram para análise qualitativa desta pesquisa. A partir da leitura dos 23 artigos, identificou-se que apenas 4 artigos versavam sobre a temática da pesquisa e quando analisados, segundo a genealogia em Michel Foucault, demonstram que o enfoque atribuído à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva está, frequentemente, relacionado à inclusão  do público-alvo da educação especial no ensino regular, o que pode estar interligado ao exercício de poder dos discursos e interpretações atribuídos à educação inclusiva, que somada às produções sobre o mesmo tema, oriundas de fóruns e eventos sobre educação especial e publicadas em periódicos nacionais, fortalecem a concepção de que a educação inclusiva está associada ao público da educação especial. Nesse sentido, o presente trabalho problematiza que, mesmo diante dos avanços no campo da inclusão no cenário atual, há necessidade de oportunizar maior visibilidade a novas discussões sobre o objetivo de educação inclusiva, as quais possam abranger não somente aspectos da educação especial, como também a promoção da equidade educacional, contribuindo, assim, para a formação inicial de professores em ciências e ciências biológicas na perspectiva da educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Madiel Corrêa de Lima, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPA.

Professor de Biologia e Biólogo formado pela Universidade Federal do Pará. UFPA

Daiane Gasparetto da Silva, Universidade Federal do Pará- UFPA

Graduada em Psicologia pela UFPA;

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/ UFPA

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

de Lima, M. C., & da Silva, D. G. (2018). A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 5(1), 67–82. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo