A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67

Keywords:

Inclusive education, Training of teachers, Biological Sciences

Abstract

O objetivo deste trabalho foi investigar e analisar a produção científica disponibilizada no Portal de Periódicos CAPES sobre a temática da formação de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da educação inclusiva, durante o período de 2008 a 2016, visando apenas artigos científicos. Realizou-se uma busca avançada no Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “biologia” e “educação inclusiva” conjuntamente. Quantitativamente, somou-se um total de 29 documentos, onde, 23 entraram para análise qualitativa desta pesquisa. A partir da leitura dos 23 artigos, identificou-se que apenas 4 artigos versavam sobre a temática da pesquisa e quando analisados, segundo a genealogia em Michel Foucault, demonstram que o enfoque atribuído à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva está, frequentemente, relacionado à inclusão  do público-alvo da educação especial no ensino regular, o que pode estar interligado ao exercício de poder dos discursos e interpretações atribuídos à educação inclusiva, que somada às produções sobre o mesmo tema, oriundas de fóruns e eventos sobre educação especial e publicadas em periódicos nacionais, fortalecem a concepção de que a educação inclusiva está associada ao público da educação especial. Nesse sentido, o presente trabalho problematiza que, mesmo diante dos avanços no campo da inclusão no cenário atual, há necessidade de oportunizar maior visibilidade a novas discussões sobre o objetivo de educação inclusiva, as quais possam abranger não somente aspectos da educação especial, como também a promoção da equidade educacional, contribuindo, assim, para a formação inicial de professores em ciências e ciências biológicas na perspectiva da educação inclusiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Madiel Corrêa de Lima, Universidade Federal do Pará

    Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPA.

    Professor de Biologia e Biólogo formado pela Universidade Federal do Pará. UFPA

  • Daiane Gasparetto da Silva, Universidade Federal do Pará- UFPA

    Graduada em Psicologia pela UFPA;

    Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/ UFPA

Published

2018-04-24

Issue

Section

Artigos

How to Cite

DE LIMA, Madiel Corrêa; DA SILVA, Daiane Gasparetto. A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 1, p. 67–82, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7262.. Acesso em: 25 nov. 2024.