Análise da produção cientifica brasileira sobre pessoas com deficiência na última década
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.10.p133Palavras-chave:
Pessoa com Deficiência, Diversidade, Deficiência, InclusãoResumo
O objetivo do trabalho foi o de identificar as características da produção cientifica brasileira sobre as pessoas com deficiência na última década. Para tanto realizou-se a revisão de publicações em periódicos entre os anos de 2006 e 2016, constantes nas bases eletrônicas de produção brasileira listados no Index-Psi (SciELO e PePSIC). Utilizou-se dos descritores a partir da combinação de duas palavras chaves: Pessoa com deficiência e deficiente. Os resultados apontaram a existência de (1120) artigos indexados no SciELO e (131) no PePSIC, revidados por pares. Foram selecionados 46 artigos, sendo 39 do SciELO e 07 do PePSIC As análises realizadas consideraram filiação dos autores: Universidades Públicas ou Particulares, estados das instituições de ensino, área do conhecimento, tipos de pesquisa: método e tipo de estudo, terminologia, tipo de avaliação: instrumentos utilizados e por fim temática estudada.v Verificamos que houve prevalência de artigos com o tema Inclusão Escolar e Mercado de Trabalho seguidos por politicas publicas e Estigma Social. Quanto aos assuntos de menor interesse, encontramos sexualidade e adoção. Possivelmente isso se dê ao fato de como as pessoas com deficiência são vistas e/ou consideradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1