Análise da produção cientifica brasileira sobre pessoas com deficiência na última década

Autores

  • Marco Antonio dos SANTOS "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
  • Solange Muglia WECHSLER

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.10.p133

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Diversidade, Deficiência, Inclusão

Resumo

O objetivo do trabalho foi o de identificar as características da produção cientifica brasileira sobre as pessoas com deficiência na última década. Para tanto realizou-se a revisão de publicações em periódicos entre os anos de 2006 e 2016, constantes nas bases eletrônicas de produção brasileira listados no Index-Psi (SciELO e PePSIC). Utilizou-se dos descritores a partir da combinação de duas palavras chaves: Pessoa com deficiência e deficiente. Os resultados apontaram a existência de (1120) artigos indexados no SciELO e (131) no PePSIC, revidados por pares. Foram selecionados 46 artigos, sendo 39 do SciELO e 07 do PePSIC As análises realizadas consideraram filiação dos autores: Universidades Públicas ou Particulares, estados das instituições de ensino, área do conhecimento, tipos de pesquisa: método e tipo de estudo, terminologia, tipo de avaliação: instrumentos utilizados e por fim temática estudada.v Verificamos que houve prevalência de artigos com o tema Inclusão Escolar e Mercado de Trabalho seguidos por politicas publicas e Estigma Social. Quanto aos assuntos de menor interesse, encontramos sexualidade e adoção. Possivelmente isso se dê ao fato de como as pessoas com deficiência são vistas e/ou consideradas.

Biografia do Autor

  • Marco Antonio dos SANTOS, "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"

    Psicólogo. Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, SP, Brasil. Contato: mrs38@uol.com.br

  • Solange Muglia WECHSLER

    Psicóloga. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo