Análise da produção cientifica brasileira sobre pessoas com deficiência na última década
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.10.p133Palabras clave:
Pessoa com Deficiência, Diversidade, Deficiência, InclusãoResumen
O objetivo do trabalho foi o de identificar as características da produção cientifica brasileira sobre as pessoas com deficiência na última década. Para tanto realizou-se a revisão de publicações em periódicos entre os anos de 2006 e 2016, constantes nas bases eletrônicas de produção brasileira listados no Index-Psi (SciELO e PePSIC). Utilizou-se dos descritores a partir da combinação de duas palavras chaves: Pessoa com deficiência e deficiente. Os resultados apontaram a existência de (1120) artigos indexados no SciELO e (131) no PePSIC, revidados por pares. Foram selecionados 46 artigos, sendo 39 do SciELO e 07 do PePSIC As análises realizadas consideraram filiação dos autores: Universidades Públicas ou Particulares, estados das instituições de ensino, área do conhecimento, tipos de pesquisa: método e tipo de estudo, terminologia, tipo de avaliação: instrumentos utilizados e por fim temática estudada.v Verificamos que houve prevalência de artigos com o tema Inclusão Escolar e Mercado de Trabalho seguidos por politicas publicas e Estigma Social. Quanto aos assuntos de menor interesse, encontramos sexualidade e adoção. Possivelmente isso se dê ao fato de como as pessoas com deficiência são vistas e/ou consideradas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1