Processos tranformadores de uma experiência docente: o caso de uma professora de cegos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.14.p185Palavras-chave:
Educação Especial, Cegueira, Corpo, Potência, DesejoResumo
O presente artigo tem como objetivo expor alguns resultados e conclusões de uma pesquisa realizada a partir das experiências de uma professora-investigadora e seus alunos, sendo estes não possuidores do sentido da visão ou com baixa visão. Os modos de existência destes corpos envolvidos em situações de aprendizagens cotidianas produziram subjetividades que serviram como matéria investigativa, agenciada a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho cartográfico. Foram observados e problematizados alguns encontros e movimentações entre estes sujeitos na busca por responder questões, quais sejam: como uma professora vidente processa saberes junto a um grupo de alunos cegos em experiência sensorial? Como a cegueira deles interfere nos seus modos de “ver-se” no mundo e no exercício de sua docência? Seguindo um modo narrativo-cartográfico chega-se a alguns resultados apontados neste artigo: que um corpo não vidente exposto a sensações possibilita um aprender por outros modos de ver, ouvir e sentir vitalizando um viver desestimulado; que há um corpo-força junto ao corpo físico, trivial, que se efetua nas transformações que encontros potentes são capazes de promover quando na produção de desejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1