Processos tranformadores de uma experiência docente: o caso de uma professora de cegos
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.14.p185Palabras clave:
Educação Especial, Cegueira, Corpo, Potência, DesejoResumen
O presente artigo tem como objetivo expor alguns resultados e conclusões de uma pesquisa realizada a partir das experiências de uma professora-investigadora e seus alunos, sendo estes não possuidores do sentido da visão ou com baixa visão. Os modos de existência destes corpos envolvidos em situações de aprendizagens cotidianas produziram subjetividades que serviram como matéria investigativa, agenciada a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho cartográfico. Foram observados e problematizados alguns encontros e movimentações entre estes sujeitos na busca por responder questões, quais sejam: como uma professora vidente processa saberes junto a um grupo de alunos cegos em experiência sensorial? Como a cegueira deles interfere nos seus modos de “ver-se” no mundo e no exercício de sua docência? Seguindo um modo narrativo-cartográfico chega-se a alguns resultados apontados neste artigo: que um corpo não vidente exposto a sensações possibilita um aprender por outros modos de ver, ouvir e sentir vitalizando um viver desestimulado; que há um corpo-força junto ao corpo físico, trivial, que se efetua nas transformações que encontros potentes são capazes de promover quando na produção de desejo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1