DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Francislanny Pereira de JESUS Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Grazielle Franciosi da SILVA Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Geovana Mendonça Lunardi MENDES Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p107-122

Palavras-chave:

Direito à educação, Educação inclusiva, Escolarização de estudantes com deficiência intelectual, Política educacional, Percepção de gestores

Resumo

Este estudo objetiva compreender a concepção de educação inclusiva e a forma como as políticas educacionais são interpretadas e traduzidas pelos atores políticos profissionais responsáveis pela Educação Especial (PREEs) das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que atuam em diferentes contextos na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (REE/SC) na garantia do direito à educação estudantes com Deficiência Intelectual (DI). Os dados construídos derivam do recorte de um questionário aberto aplicado aos PREEs das 36 CREs e entrevista realizada com uma parte desses profissionais. Os dados foram analisados com base na Teoria da Atuação Política e articulados com os documentos políticos que orientam a perspectiva de educação inclusiva em SC. Os resultados apontam que a REE/SC fez grandes avanços no que se refere aos documentos orientadores e serviços disponibilizados garantindo o acesso à escola. No entanto, destacam a insuficiência e fragilidade na formação inicial e continuada dos atores políticos envolvidos no processo. Consideram ainda que a atuação das políticas educacionais não estão garantindo efetivamente o direito à educação aos estudantes com DI gerando ainda processos de exclusão dentro da escola com as barreiras impostas.

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Biografia do Autor

  • Francislanny Pereira de JESUS, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Mestrado no PPGE da UDESC em 2020, sendo promovida automaticamente ao Doutorado na qualificação da dissertação em 2021. Integrante do grupo de pesquisa Observatório de Práticas Escolares - OPE vinculado à UDESC. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado de Curitibanos - UNC (2004). Especialização em Educação Especial pelo Instituto Brasileiro de Pós - Graduação - IBPEX (2005). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças. 

  • Grazielle Franciosi da SILVA, Fundação Catarinense de Educação Especial

    Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Possui graduação em fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2004) e graduação em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Atualmente é pedagoga da Fundação Catarinense de Educação Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: AEE, educação especial, TDAH, TEA e deficiência intelectual. 

  • Geovana Mendonça Lunardi MENDES, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Boslsita produtividade em pesquisa do CNPq. É atualmente presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação(Gestão: ANPED, mais presente!2021-2023) e Vice-presidente da WERA, World Education Research Association. É coordenadora do PPGE da UDESC(2022-2024). É membro do CTC de Educação Básica da CAPES(Agosto de 2023). Coordenadora da Comissão de Sistematização do Fórum Nacional de Educação(Março de 2023). É membro do Conselho da SBPC, representando as sociedades científicas da área da Educação. Realizou seu segundo pós-doutorado(2018/2019) na Arizona State University, Estados Unidos, sob a supervisão do Prof.Dr. Gustavo Fischmann, com licença da UDESC e bolsa de Pós-doutorado no Exterior do CNPq. Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Currículo, Diferença e Educação Inclusiva . É pesquisadora coordenadora de diferentes projetos de investigação e participa como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa nacionais e internacionais.

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Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Inclusão e Educação Especial

Como Citar

PEREIRA DE JESUS, Francislanny; FRANCIOSI DA SILVA, Grazielle; MENDONÇA LUNARDI MENDES, Geovana. DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL : PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 2, p. 107–122, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p107-122. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14925.. Acesso em: 22 nov. 2024.

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