A CONTRIBUIÇÃO DO AADEE NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE - PE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240008Palavras-chave:
AADEE, deficiência intelectual, direito à educação, InclusãoResumo
Neste artigo tem-se por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições do trabalho do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Educacional Especial (AADEE) frente à inclusão de alunos com deficiência intelectual, na educação pública municipal da cidade do Recife-PE. Como parte do percurso metodológico, foram entrevistados profissionais que atuam como AADEE. A análise, apresenta evidências de uma inclusão transformadora, mas que carece de um conjunto de práticas coletivas para que o direito à educação dos estudantes com deficiência intelectual se torne efetivo.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & amp; A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. 2006.p. 27-222. (Obra original publicada em 1977)
BRASIL, Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União. 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em 19 de ago. 2019
CARNEIRO, M. A. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. pg.21-103.
DE CARLO, M. M. R. P. Se essa casa fosse nossa: Instituições e processos de imaginação em Educação Especial. São Paulo: Plexus Editora, 1999. v. 1. 154p. pg. 65-81.
DE MELO, G. M. NECESSIDADES FORMATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Repositorio de Tesis y Trabajos Finales UAA, v. 0, n. 0, 2022.
GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. 2. Ed. Eduerj, Rio de Janeiro, 2012.
GUEBERT, M. C. C. Inclusão: uma realidade em discussão. Curitiba: IBPEX, 2007.
MAFFEZOL, R.R.; GOÉS, M.C.R. Jovens e adultos com deficiência mental: seus dizeres sobre o cenário cotidiano de suas relações pessoais e atividades. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu: ANPED, 2004. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/gt15/t159.pdf>>. Acesso em: 11 set. 2019.
MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. Pg 9-77.
MOUSINHO, Renata et al . Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 27, n. 82, p. 92-108, 2010 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 23 out. 2020.
OLIVEIRA, T. N. M. G. DE. A inclusão escolar e a prática pedagógica no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades na atuação de profissionais da educação infantil. Mestrado em Educação, Culturas e Identidades. 2020 Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9051 . Acesso em jun. 2023.
PLETSCH, M. D. A escolarização do aluno com deficiência intelectual... apesar do diagnóstico. In: S. M. F. MELETTI; M. C. M. KASSAR (Orgs.). Escolarização de alunos com deficiências. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
RECIFE, Prefeitura do. Lei nº 18.147/2015 que aprova o Plano Municipal de Educação- PME. Disponível em: < http://leismunicipa.is/auqmt> . Acesso em 15 fev. 2020.
SANTOS, E. J. O auxiliar de apoio ao educando na inclusão da criança com deficiência. Trabalho de Conclusão de Curso - (Especialização). UFMG, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2019. 45 f.,il. Disponível em: < http://hdl.handle.net/1843/33163> Acesso em: 6 out. 2020.
SILVA, S. M. Educação inclusiva: a importância do cuidador escolar no acompanhamento do educando com deficiência. João Pessoa, 2018. 46 f. : il. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14174 .Acesso em: 30 out. 2019.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1